O Ano Novo é um símbolo de renovação, novo começo e novas oportunidades. Comemorar esse ciclo ao lado de pessoas especiais é fundamental para começar o ano com o pé direito. A data é repleta de tradições e superstições e muitas pessoas seguem algumas, sempre com o objetivo de garantir um ano melhor, cheio de paz e harmonia.
Entre os diversos rituais da Virada, está o preparo de alguns alimentos específicos, ingredientes que são símbolo de prosperidade, por isso são consumidos em diversas culturas e fazem parte de tradições seguidas de proteção e sorte, assim como outros pratos devem ser deixados de fora por trazer má sorte. Veja alguns:
Quais são os pratos mais indicados para ter sorte no novo ano?
Lentilha
Entre os pratos de ano novo, um dos principais e mais famosos é a lentilha. Como o grão se assemelha a uma moeda, virou símbolo popular de fartura e riqueza. Portanto, comer pelo menos uma colher de sopa de lentilha é o segredo para um ano de muita fartura. A lentilha também pode ser adicionada ao arroz, que é outro símbolo de abundância e fertilidade, ou também é possível fazer um purê de lentilha, que utiliza técnicas praticamente iguais as do purê convencional;
Carne de porco
Cortes de porco como o pernil costumam ser o ingrediente principal da mesa na ceia de Ano Novo e também símbolo de muita sorte. No Brasil, o costume é comum, pois o porco simboliza progresso, já que é um animal que empurra, que move o focinho para frente. Além disso, a figura do animal inteiro colocado sobre a mesa traz a ideia da abundância.
Peixe
Assim como o porco, o peixe também representa o progresso que se deseja alcançar no ano que está começando, por ser um animal que apenas se movimenta para frente. Além disso, ele é um dos principais símbolos para os cristãos, pois está relacionado à história de Jesus. Dessa forma, representa prosperidade e fartura.
O peixe pode ser combinado com diversos acompanhamentos, como pimentão refogado, cenoura, salsão, cebola e temperos com uma folha de louro, que tem a fama de também trazer prosperidade.
Frutas secas e nozes
No Ano Novo, as frutas representam fartura e de quebra ainda tem propriedades rejuvenescedoras, por isso, são ideais para entrar no Ano Novo com expectativa de abundância e saúde. Figo, amêndoas, nozes, passas, avelãs e tâmaras simbolizam sorte e fartura, e também passaram a fazer parte da lista de comida da sorte da ceia de ano novo, seja em forma cristalizada ou seca.
São ricas em vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida, podendo ser servidas puras, em pequenas porções para os convidados, ou dentro de pratos salgados, como em um arroz colorido.
Romã
Não pode faltar a romã entre as comidas que trazem sorte para o ano novo. A fruta simboliza fertilidade e prosperidade, além de florescimento, crescimento e abundância. A simpatia com romã está associada ao Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, pois a data marca o início de um novo período no ano que começou.
Na noite de Réveillon, a tradição é guardar três sementes secas de romã e levá-las na carteira durante todo o ano. Na ceia ela também pode ser colocada em pratos quentes, molhos para carnes e até sobremesas.
Uva
A uva é uma das frutas mais marcantes e presentes na ceia de ano novo. Comer uva na Virada carrega um grande simbolismo, pois acredita-se que o alimento pode trazer prosperidade e paz, de acordo com um costume da Espanha. No país, as pessoas comem 12 uvas à meia-noite e guardam os caroços na carteira durante todo o ano, assim como a tradição brasileira das romãs.
Maçã
Outra fruta da lista, a maçã simboliza o sucesso, principalmente no campo afetivo. Por isso, é utilizada para alcançar um ano de conquistas positivas e felicidade no amor. Para alcançar os benefícios dessa fruta durante a ceia de ano novo, basta dar uma mordida à meia-noite em uma maçã bem vermelha e mentalizar sentimentos positivos para o período que virá em seguida.
Louro
Uma outra simpatia tradicional de Ano Novo é a de guardar uma folhinha de louro na carteira na noite da virada, como um amuleto para trazer boa sorte no próximo ano. Para incrementar o poder místico desse ritual, certifique-se de acrescentar o tempero nas receitas da ceia.
Quais comidas não são indicadas na ceia de Ano Novo?
As superstições de Réveillon dizem que traz má sorte ingerir qualquer coisa que remeta ao passado, que indiretamente prejudica o avanço para o novo, como aves e crustáceos, como caranguejo e siri.
Aves
Acredita-se que na virada do ano não se deve comer nenhum tipo de carne de animais que andem para trás, como peru e frango, pois essas aves ciscam para trás e representam o retrocesso, a dificuldade em seguir adiante.
Caranguejo ou siri
Pela mesma lógica das aves, estes crustáceos andam de lado, reforçando a ideia de dificuldade de ir para frente com o que se deseja e conquistar as metas de vida definidas para o próximo ano.
Não só em datas especiais, mas também durante todo o ano, reunir pessoas especiais para degustar um prato saboroso e bem preparado é uma ótima forma de criar memórias inesquecíveis. Jaraguá do Sul tem vários restaurantes para almoçar ou jantar, com as mais diversas especialidades e verdadeiros banquetes para todos os gostos. Tem lugares especializados em frutos do mar, carnes, culinária oriental, italiana, caseira e várias outras opções, incluindo as “queridinhas” da ceia de Ano Novo.