Também conhecida como a festa dos atiradores, a Schützenfest é uma festa tradicional alemã que encanta os jaraguaenses e todos que passam por Jaraguá do Sul durante o evento.
Em razão da pandemia, a festa anual foi suspensa por dois anos, nos deixando com saudade de curtir ao som das bandinhas, chope e muita alegria.
A festa voltará a acontecer em 2022, de 10 a 20 de novembro, no parque de Eventos de Jaraguá do Sul. Faltam ainda nove meses, mas a ansiedade e a euforia para o evento já são gigantes.
Schützen tem aquele gostinho de casa pros jaraguaenses, tradição até para quem não tem nada de alemão. Afinal, é o evento local. Uns contam os dias para usar os trajes típicos, outros para comer batata recheada, uns para atirar, outros para dançar.
Saudades daquele chope geladinho!
Tem de vinho, tem puro malte, tem pilsen artesanal e diversas outras opções.
Saudades de fazer a ”Centopéia do Chopp”
Uma música que contagia e faz você botar a mão no ombro de qualquer desconhecido! Um clássico das dancinhas da festa.
Saudades de uma batata recheada
A gastronomia da Schützen é de lamber os dedos, cada prato típico alemão tem seu sabor incomparável. Mas o que chama atenção e é campeão na boca do público é a batata recheada.
Saudades de acertar no alvo (ou pelo menos tentar)
O tiro desportivo é uma prática da festa, afinal é festa dos atiradores. Muitas pessoas passam pelo evento e garantem sua cartela para atirar, é um esporte saudável e que treina a pontaria.
Estamos muito ansiosos para poder viver novamente a emoção da Schützenfest! E para você já ir se preparando, trazemos abaixo as novidades e informações que já estão rolando sobre a festa. Depois, não esquece de comentar sobre o que você mais sente saudade da Schützen!
Calendário de Eventos
Jaraguá do Sul proporciona uma série de eventos que antecedem a festa dos atiradores. Nesse ano o evento que dará o ponta pé das comemorações é o Schützenplatz, que significa ”Schützen na Praça”, e está agendado para o dia 30 de abril, das 10h às 14h, na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu Histórico no Centro da cidade.
Outro evento cultural ao ar livre é o Schützenbaum, que está agendado para o dia 10 de setembro. No encontro, um tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.
Em Jaraguá é conhecido como a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização. O Schützenbaum sustenta as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da ACSTVI (Associação das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu) e das sociedades de tiro esportivo promotoras da 32ª Schützenfest, além do brasão do Município.
A concentração para o desfile ocorre em frente à estação ferroviária, com deslocamento pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Piazera.
Também está marcado para acontecer no dia 20 de outubro, o Sons & Sabores, que apresenta à imprensa, integrantes das sociedades e convidados, um pouco de como vai ser a gastronomia da 32ª Schützenfest. Além de também servir para apresentar as variedades de chope a serem comercializadas durante a festa.
Novidades para a 32ª Schützenfest
A praça de alimentação antes era composta por barracas que eram montadas no pavilhão B do Parque de Eventos, mas agora elas serão substituídas por pequenos quiosques feitos de alvenaria, combinando com a temática da festa.
Entre as novidades que começaram a ser discutidas está também a ampliação do espaço destinado às crianças.
Recorde de público
Na última edição da Schützenfest, em 2019, mais de 117 mil pessoas passaram pelo Parque de Eventos, foi um recorde de público! O superávit financeiro da festa ficou em R$ 322,1 mil naquele ano. Quer relembrar como foi a última Schützen? Dá uma conferida aqui para ver o balanço da 31ª edição.
Quase 9 toneladas de lixo reciclável têm destino correto
Além do recorde de pessoas, a festa se destacou no quesito meio ambiente. Em sua última edição realizada, foram coletadas 8,8 toneladas de lixo reciclável nos 11 dias do evento.
Todo este material, que inclui em sua maioria copos, plástico, papelão e latas, foi encaminhado para as 11 cooperativas credenciadas. Nos anos anteriores, todo este material seguia para transbordo, em Nereu Ramos, e tinha como destino final o aterro sanitário de Mafra.
Um fator determinante para o sucesso da iniciativa inédita, foi o treinamento sobre descarte correto com a Celeta, empresa de Pomerode contratada para execução do serviço de limpeza e brigada do Parque Municipal de Eventos, local da festa. A conscientização dos funcionários foi determinante para o sucesso da iniciativa.
A ideia deu certo e já se estudam maneiras de melhorar ainda mais o processo para a 32ª edição.
Esse ano estamos ansiosos por todas as melhorias e no aguardo da maior festa dos atiradores! Esse ano o gostinho da saudade invadiu nosso coração e será possível relembrar com muita diversão.
Gostou? Compartilhe com os amigos e comente o que você espera para a edição de 2022, a 32ª edição da
Schützenfest!