Bebidas refrescantes, saborosas e servidas com uma bela decoração são boas opções para apreciar durante todo o ano, mas no verão ficam ainda melhores. Elas podem deixar qualquer encontro com amigos ou familiares ainda mais divertido e prazeroso, sem falar que ajudam a relaxar e sair um pouco da rotina, além de refrescar o corpo. Que tal algumas dicas de drinks para apreciar na estação mais quente do ano?
Caipirinha
A caipirinha é um drink tradicionalmente brasileiro famoso no mundo inteiro e feito com açúcar, limão, gelo e cachaça. A cachaça é o ingrediente mais marcante e chama a atenção de turistas estrangeiros, pois não é encontrada em muitos países.
Ao chegar no Brasil, muitos pedem para experimentar o drink em bares e restaurantes. Mais do que amada por brasileiros e visitantes, a caipirinha é também uma representação cultural do Brasil, presente em músicas de carnaval, samba e pagode.
Nos últimos anos, a clássica feita com limão e cachaça não deixou de ser tradição, mas também existe espaço para algumas variações, como as que são feitas com vodca, saquê e outras frutas como kiwi, maracujá, morango e abacaxi.
Mojito
O mojito é um drink de origem cubana que é muito conhecido ao redor do mundo. A versão original combina rum branco com suco de limão e hortelã, resultando em uma refrescância que é o ponto alto da bebida.
O preparo do drink é feito com diferentes versões que podem, por exemplo, levar outras frutas e bebidas. O sabor marcante dos ingredientes funciona como base e os dias quentes são perfeitos para se deliciar com as diferentes combinações possíveis para o mojito.
Soda italiana
A opção perfeita para quem não gosta de bebidas alcoólicas. A soda italiana é uma bebida refrescante, colorida e saborosa, preparada de forma artesanal com xarope de frutas, água gaseificada e gelo. É uma opção mais saudável que o refrigerante, ou seja, ótima para todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A bebida foi criada nos Estados Unidos em 1925 e se tornou um sucesso internacional, servida nos principais restaurantes, bares e cafeterias do mundo. Por ser de baixo custo e saudável, ganhou diversos sabores, agradando diferentes paladares. Mas é claro que existem os queridinhos, como o xarope de maçã verde, morango, limão siciliano e assim por diante. São dezenas de opções, das mais doces às mais cítricas.
Margarita
Também famosa em restaurantes e bares de todo o mundo, a margarita é sucesso garantido, principalmente no clima tropical brasileiro, que pede bebidas geladas e cítricas. É um coquetel composto por tequila, sal, suco de limão e licor de laranja, de origem mexicana.
A história diz que o drink pode ter sido inventado por volta de 1940, em homenagem à Margarita Henkel, filha de um embaixador alemão que estava no México na época. Há também versões que dizem que a bebida foi criada por Margaret Sames, uma mulher da alta sociedade que passava férias no território mexicano e costumava misturar bebidas para servir aos convidados.
A tradicional receita é muito conhecida, mas há estabelecimentos que inovam o preparo, utilizando outras frutas e bebidas no drink.
Moscow mule
Servido tradicionalmente em uma caneca de cobre, o Moscow Mule é um coquetel clássico dos anos 1950 e ajudou a popularizar o consumo de vodca nos Estados Unidos e no Canadá. A história conta que a invenção desse drink surgiu com o intuito de popularizar o consumo de dois ingredientes: a vodca e a ginger beer, uma cerveja de gengibre, ou ginger ale, refrigerante de gengibre.
A bebida leva esse nome, mula de Moscou em português, porque mistura cerveja de sabor forte com vodca.
No Brasil, o drink tem diferentes variações e pode levar ingredientes mais fáceis de serem encontrados, como outros tipos de refrigerantes. O ponto mais alto é o frescor que o drink transmite, sendo perfeito para os dias mais quentes.
Pinã colada
A opção perfeita para quem quer se refrescar com um bom drink e prefere sabores docinhos. A Piña Colada faz muito sucesso em diferentes regiões do Brasil, mas acredita-se que a bebida seja uma criação caribenha ou porto-riquenha.
É um coquetel feito com rum, leite de coco e suco de abacaxi, servido geralmente batido ou mexido com gelo. As receitas variam, algumas incluem também creme de leite ou optam por substituir o rum por amaretto, um licor italiano feito com infusão de damascos e caroços de drupas.
Já o toque retrô e sofisticado fica por conta do enfeite de cereja e abacaxi, típico da pinã colada.
Independente do país que mais representa a sua preferência para drinks, não faltam opções em Jaraguá do Sul para apreciar. Um happy hour no fim do dia é o momento perfeito para experimentar uma opção nova de bebida ou apostar no tradicional. Você pode conferir em setemelhores.com alguns lugares onde é possível celebrar bons momentos com deliciosas bebidas alcoólicas ou sem álcool.