Sabe-se que a história do hambúrguer no mundo tem diferentes versões, já que diversos estados americanos reivindicam para si a invenção. E no Brasil, como o lanche se tornou conhecido? Conta-se que os soldados americanos trouxeram o costume para o Brasil quando ocuparam bases aéreas no Nordeste, durante a Segunda Guerra Mundial, e consumiram hambúrgueres para diminuir a saudade de casa.
Já a primeira hamburgueria brasileira surgiu quando Robert Falkenburg, campeão de tênis norte-americano também conhecido como Bob, decidiu encerrar a carreira no esporte e virar empresário. Casado com uma brasileira, ele já tinha morado em São e vencido um torneio no Rio de Janeiro quando notou que o Brasil ainda não possuía nenhuma hamburgueria.
Foi então que uma pequena loja localizada em Copacabana, inaugurada como uma sorveteria um ano antes, foi transformada em hamburgueria em 1952 e recebeu o nome de Bob’s, a marca famosa até os dias atuais. Além do hambúrguer, o cardápio tinha outros lanches, milk-shake e batata frita.
Vendo o sucesso da marca de Robert, empresários americanos não quiseram ficar para trás e decidiram acompanhar a tendência, por volta de 1960. Em pouco tempo, a cidade ganhou inúmeras hamburguerias que lembravam o estilo americano, tanto na decoração quanto nos cardápios. Os hambúrgueres eram sempre fininhos, com cerca de 100 gramas, modelados com acém ou coxão mole moído.
Já a próxima década foi marcada por outros avanços, como a primeira hamburgueria temática, em 1976, e a chegada do Bob’s em São Paulo, que aconteceu em 1978. Já o McDonald’s chegou ao Brasil com uma unidade também em Copacabana, em 1979, e só dois anos depois abriu uma filial na capital paulista.
Também em 1981 surgiu a prática de deixar o hambúrguer “ao ponto”, adotada por muitos estabelecimentos até a atualidade. Ao contrário das lanchonetes de estilo americano, fiéis aos hambúrgueres fininhos e bem passados na chapa, alguns restaurantes brasileiros inovaram ao permitir que os clientes escolhessem o ponto da carne.
Já o delivery de hambúrguer só foi surgir em 1992, em uma época em que a população de São Paulo só podia escolher entre pizza e comida chinesa para pedir em casa. Foi quando ldo Zerbinatti Neto, filho do fundador da Osnir Hamburger, uma das primeiras hamburguerias do Brasil, teve a ideia de investir no sistema de entregas.
Distribuiu panfletos de porta em porta e ficou à espera dos pedidos, que custaram a aparecer. Devagarzinho, os vizinhos foram testando a novidade e Aldo chegou a contratar um motoboy para ajudá-lo. Mas o delivery só se tornou mais conhecido no ano 2000, com o surgimento da plataforma Restaurante Web.
Em 2004, o prato passou a ser mais gourmetizado, com o surgimento da General Prime Burger, fruto de uma parceria entre o açougueiro István Wessel, o chef Sergio Arno e a Lanchonete da Cidade, do grupo Companhia Tradicional de Comércio (CTC), que inovou ao adotar a churrasqueira a carvão. Ambas ficaram conhecidas pelos hambúrgueres altos, em montagens fora do comum. Dois anos depois, lanchonetes de todo o país passaram a investir em lanches com ingredientes diferentes, como relish de pepino, chutney de cebola e pimenta jalapeño.
Com o passar dos anos, o prato foi se desenvolvendo, ganhando novos ingredientes e versões, conquistou o coração e o paladar de grande parte dos brasileiros. Prova disso é que em 2022 os hambúrgueres foram os mais pedidos dos aplicativos de delivery. Um levantamento realizado pela plataforma Hubster, que presta suporte para serviços de entregas de 30 mil restaurantes, apontou que o prato teve uma média de mais de 583 mil pedidos por mês no ano passado.
Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo. Saiba mais sobre as melhores hamburguerias da cidade em setemelhores.com