O Por Acaso é genuinamente jaraguaense. E nessa missão de falar das pessoas e coisas que acontecem por aqui, a gente vai notando umas conquistas muito importantes. Essa constatação foi combustível para a gente começar essa brincadeira, que tem objetivo de ser uma construção coletiva, aberta a novas informações que possam chegar por nossos leitores e de fatos que ainda não aconteceram.
Aqui vamos começar a construir nossos próprios recordes – algo nunca feito antes, algo que merece ser destacado e curiosidades superlativas sobre Jaraguá do Sul.
Queremos divertir, informar, aplaudir a conquista de muitos profissionais e abrir espaço para reconhecer informações que desconhecemos. Além disso, claro, inspirar que coisas incríveis sejam alcançadas – que tal bater um recorde em Jaraguá do Sul?
Prédio mais alto
Ostentando 18 andares, o prédio mais alto da cidade é o Edifício Jaraguá, localizado na rua Presidente Epitácio Pessoa. O resultado, apurado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, foi uma surpresa, dado que a estrutura é da década de 80.
Mas a historiadora Silvia Kitta nos explica porquê. A construção do edifício foi autorizada no começo dos anos 80 e em 83 ele estava pronto para ser habitado. Antes disso e depois, nenhum prédio tinha chegado a tantos patamares na cidade.
Já por volta de 1987, foi criado o Plano Diretor de Jaraguá do Sul, que passou a impedir estrutura com mais de 12 andares – o que vale até os dias de hoje.
Rua mais longa
Com 9,2 quilômetros de extensão, a rua Manoel Francisco da Costa obtém o título. A rua começa no bairro Vieiras, bem no viaduto com a Waldemar Grubba. Daí vai, ligando Jaraguá do Sul à Schroeder, mas não para por aí. A via corta o bairro Santa Luzia e deixa de existir no cruzamento, em frente a Igreja São João.
Maior mosaico da América Latina
O muro do Parque Malwee é considerado o maior mosaico em painel da América Latina. A obra é inspirada na história dos 100 anos da Firma Weege e é criação do artista plástico Paulico, de Jaraguá do Sul. Ao todo, são 1 milhão e 850 mil peças, 14 painéis e 600 metros de extensão.
Maior ponte
A Ponte Desembargador Mário Rau, que liga os bairros Amizade e Rau. A estrutura da passagem tem 3.230 metros quadrados, sendo 170 metros de comprimento por 19 metros de largura, com três pilares de sustentação.
Carro mais antigo
Há em Jaraguá do Sul quatro veículos Ford ano 1929, devidamente emplacados e licenciados. Os carros têm 90 anos!
Carro mais caro
A Polícia Civil não divulgou precisamente o carro mais caro da cidade, por questões de segurança, mas divulgou que há “alguns” veículos com valor de mercado superior a R$ 300. mil, como Porsche Cayenne, BMW X6, Mercedes Classe GLC, etc. Mas a gente já viu até o Tesla X pela cidade, que passa dos R$ 700 mil.
Casa mais antiga
A Casa Rux foi construída em 1915, por Augusto Rux, e continua de pé graças às políticas públicas de preservação do patrimônio histórico. A casa enxaimel foi totalmente reformada e atualmente abriga um museu aberto à visitação e uma loja de produtos coloniais mantida pela família.
Maior parque fabril de motores de baixa tensão do mundo
A WEG tem as maiores instalações para fabricação de motores elétricos de baixa tensão e todos os componentes em um só lugar. Tem mais de 1 milhão de metros quadrados. Certamente, também é o maior parque fabril de Jaraguá do Sul.
Maior motor produzido
O maior motor elétrico produzido em Jaraguá do Sul chegou ao estrondoso peso de 95 toneladas – o equivalente a 16 elefantes africanos, aproximadamente. Mas os recordes obtidos no parque fabril da WEG não param por aí: teve o maior gerador, com com potência de 74,2 MVA e 350 toneladas, e o maior compensador síncrono, com potência de 100 MVAr e peso de 300 toneladas.
Empresa mais antiga
Com os registros mais antigos junto à Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) estão a Malwee, fundada em 1906 – mas que passou a operar no ramo têxtil apenas em 1967 – e o Clube Atlético Baependi, fundado também em 1906.
Maior festival-escola da América Latina
Devido ao número expressivo de aulas particulares, concertos, oficinas e participantes, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) detém esse título. O evento acontece anualmente na Scar.
Montanha mais alta
Morro da Palha, com 1.176 metros, que fica situado na Serra do Manso. A estrada do Rio Manso pode ser acessada pelo bairro Santa Luzia, com cenários incríveis da zona rural jaraguaense. Para quem sobe, o morro fica ao lado esquerdo – com um belo paredão de pedras.
Bairro mais populoso
É o Ilha da Figueira, que em 2014 somava 10.094 habitantes, segundo o Instituto Jourdan de Planejamento. Esse bairro é o mais populoso há cerca de 10 anos.
Pessoa mais idosa
Maria Schmitt Gascho, com 103 anos de idade. Nascida em 7 de dezembro de 1916, a história de Maria também se mistura com a de Jaraguá do Sul. A idosa é a filha mais velha de Arnoldo Leornado e Otília Schmitt, família fundadora do Curtume Schmitt, no bairro Rio Molha. A família ganha, inclusive, homenagem no bairro. A ponte, conhecida como do Curtume, é oficialmente denominada pelo nome da mãe de Maria, Otília. Ela foi casada com Germano Gascho e teve nove filhos.
Bombeiro em atividade com mais tempo de serviço
Com 31 anos de serviço à corporação, Nilton Odelli, 53 anos, é o bombeiro voluntário com mais tempo de serviço em Jaraguá do Sul. Isso significa que ele está atendendo a comunidade desde 1988!
Professor em atividade com mais tempo de serviço
Se dedicando até hoje às aulas do 2º ano do ensino fundamental na escola municipal Alberto Bauer, Solange Demarchi Voltolini é professora da rede desde 8 de agosto de 1982.
Policial em atividade com mais tempo de serviço
Sargento Kupas, aos 60 anos, atua desde 1980 na Polícia Militar de Jaraguá do Sul. Walter Kupas já entrou na reserva da PM, mas voltou a trabalhar através de uma programa estadual e atualmente atua no serviço administrativo na seção técnica do 14º Batalhão de Polícia Militar.
Jornal mais antigo em circulação
Essa é puxar sardinha, mas é a pura verdade. O OCP é o diário regional mais antigo em circulação não só de Jaraguá do Sul, mas também de Santa Catarina. A façanha é grande, são 100 anos de história desde a fundação em 1919, por Arthur Müller. Atualmente a empresa é comandada pelo executivo Walter Janssen Neto.
Programa de rádio mais antigo
O quadro de rádio mais antigo que ainda está no ar é o classificados da Rádio Jaraguá, apresentado há cerca de 35. Desde a primeira edição, quem comanda é o radialista Valério Gorges. No começo, era briga para conseguir anunciar na rádio em uma cidade com menos de 3 mil telefones. Atualmente, mesmo com tantas plataformas de venda, muita gente ainda procura o quadro, que vai ao ar durante o Diário de Jaraguá.
Mais seguidores no Instagram
O craque da seleção brasileira Filipe Luís conta com mais de 4,7 milhões de seguidores na rede social da vez, o Instagram. Ali ele compartilha um pouco da rotina badalada de um jogador de futebol.
Destaques no esporte
Com a colaboração do jornalista Lucas Pavin, da Agência Avante!
Primeiro jaraguaense na Copa do Mundo
Não foi Filipe Luís, não! O goleiro Eduardo Roberto Stinghen, o Ado, atingiu o ápice de sua carreira com a conquista do tricampeonato mundial, ao lado de craques como Pelé, Rivelino, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Tostão, Gerson, Jairzinho, entre outros. O jaraguaense chamou a atenção do técnico da seleção brasileira, João Saldanha, que foi convocado para Copa do Mundo de 1970.
Primeira jaraguaense no UFC
Em fevereiro deste ano, Taila Santos fez a primeira luta no UFC (Ultimate Fighting Championship), se tornando a primeira jaraguaense no campeonato internacional. Nenhum lutador ou lutadora da cidade havia conseguido destaque tão alto no mundo das lutas.
Maior campeão de bicicross em SC
Não tem para nenhuma outra equipe do estado. A equipe de bicicross de Jaraguá do Sul com 38 títulos estaduais, além de alguns brasileiros, e é a mais campeã de SC.
Segundo maior na Liga Nacional de Futsal
O Jaraguá Futsal fica em segundo nacionalmente quando o assunto são títulos da LNF, perdendo apenas para o Carlos Barbosa, do Rio Grande do Sul. Isso faz o time ter o maior número de campeonatos nacionais de SC, são 4 ouros, duas pratas e 4 bronzes. Incluindo outras competições, a equipe é considerada uma das maiores campeãs do país com 50 títulos.
Recordista no tiro esportivo
O atleta jaraguaense Samuel Lopes é recordista catarinense e brasileiro na modalidade. Detém 12 títulos nos Jogos Abertos de Santa Catarina, 23 estaduais, 4 brasileiros e 3 sul-americanos. Ele está a 22 anos ininterruptos na seleção brasileira, com convocações para vários eventos nacionais e internacionais, inclusive um Pré-Olímpico, chegando muito perto de ir às Olimpíadas.
Primeiro brasileiro a pedalar sozinho a Transamazônica
O paranaense radicado em Jaraguá do Sul há 32 anos, Hélio Fenrich foi o primeiro brasileiro a completar, de forma solitária, o percurso original da Transamazônica em cima de uma bicicleta. Além disso, ele se prepara para mais recorde que será completar o projeto Sete Cumes – escalando as sete montanhas mais altas do mundo. Falta só duas.
- Participe!
Quer contestar algum recorde? Tem algum outro recorde para registrar nessa lista? É só fazer contato com a gente pelo e-mail natalia@ocpnews.com.br com o assunto “Recordes JGS”.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER