Para a grande maioria das pessoas, um café da manhã completo e saboroso não é o mesmo sem um cafezinho. O aroma inebriante e o gosto marcante do café conquistaram o mundo, tornando-o a segunda bebida mais consumida, depois apenas da água. Seja expresso, cappuccino ou gelado, é a opção favorita dos cardápios da maioria das cafeterias, padarias e confeitarias.
Sendo o Brasil o maior produtor de café do mundo, não é de se estranhar que a paixão por café corra nas veias da maioria dos brasileiros. Uma pesquisa desenvolvida por Inês Ferreira, profissional de marketing digital, revelou qual a média de xícaras de café consumidas pelos brasileiros em 2023.
Em todo o país, 3,8 xícaras é o consumo diário de café. Mas, regionalmente, essas médias são bem distintas. Mato Grosso é o estado onde se encontram os maiores consumidores de café, com uma média de 7,1 xícaras por dia. Já os paulistas ficam na vice-liderança, com 4,4 copos diários, enquanto catarinenses e capixabas aparecem empatados em terceiro com média de 4,3 copos diários de consumo. Sergipe é o estado onde menos se consome café, com uma média de 2,7 xícaras por dia.
Mas não é à toa que muita gente não dispensa um café quentinho para começar o dia. Além de saborosa, a bebida também proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Veja alguns:
Boas sensações
O uso da substância gera excitação, desencadeia estado de alerta, melhora o humor, a memória, além do aumento da sensação de bem-estar, via liberação de beta endorfinas.
Ações antioxidantes e anti-inflamatórias
Também tem outros efeitos positivos no organismo, como ações antioxidantes e anti-inflamatórias, afinal, conta com propriedades que otimizam o funcionamento do organismo, evitam a degeneração das células e combatem o envelhecimento precoce.
Reduz doenças crônicas
Atua também em tecidos periféricos como coração, músculo esquelético e adipócitos. Pesquisas já associaram o consumo de café com a redução da incidência de uma variedade de doenças crônicas, além de mortalidade por outras diversas causas.
Auxilia nas atividades físicas
O café melhora o desempenho físico, especialmente em exercícios de resistência e alta intensidade. Seja consumido antes ou depois de se exercitar, pode gerar ótimos resultados para o corpo, como aumentar os níveis de energia e de disposição e ainda atuar na perda natural de peso, já que a substância atua diretamente nas reações metabólicas do organismo, diminuindo a sensação de sonolência e fadiga.
Também pode contribuir para a irrigação coronária, melhorar a concentração e memória, otimizar o tempo de reação e exercer a função de vasoconstrição da parte vascular cerebral. Ainda tem propriedades analgésicas e diminui os efeitos da dor.
Dessa forma, a cafeína é consumida por atletas de diferentes níveis e modalidades esportivas para melhora da performance.
De onde surgiu o hábito de tomar um cafézinho?
A tradição de saborear o café vem se desenvolvendo de diferentes formas desde o início dos tempos. Tudo começou quando os árabes descobriram os benefícios estimulantes que a bebida trazia.
Atualmente, o hábito de tomar um cafézinho é partilhado por pessoas de culturas e idades diversas. Com as primeiras cafeterias e padarias, o consumo ganhou um aspecto social e esses lugares se tornaram pontos de encontro para fazer negócios ou ter momentos de lazer.
Na Europa, também se relaciona a bebida com encontros sociais, pois era considerada de prestígio na sociedade, consumida por pessoas de alto poder aquisitivo. Foi em Veneza que surgiu o hábito de coar o café e acrescentar leite.
Em Jaraguá do Sul, é comum o hábito de marcar um encontro para tomar um cafezinho, seja para fechar um negócio, rever um amigo especial ou apenas para botar o papo em dia. A região tem várias padarias e cafeterias que contam com cardápios especiais cheios de opções da bebida, além de pratos que podem ser combinados, como pães de queijo e bolos, os maiores companheiros de um café quentinho.