Por conta de imperfeições nos dentes, muitas pessoas precisam se submeter a tratamentos ortodônticos, que geralmente incluem o uso do aparelho dentário. Mas, você sabe em quais casos os aparelhos para os dentes realmente são necessários? Descubra quando e por que usar esse recurso preventivo e corretivo:
Para que serve o aparelho ortodôntico?
Os aparelhos ortodônticos são utilizados para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária, bem como, problemas com o nascimento, crescimento dos dentes ou mesmo relacionados com a má-oclusão dental. A má-oclusão ocorre quando o paciente tem dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores, ao fechar a boca, condição que pode causar desconfortos e até dores mais fortes na região do maxilar.
Quando usar aparelho ortodôntico?
Usar aparelho não é apenas uma questão de estética, é funcional! Por isso, não há um padrão ou indicação de momento certo para colocação do aparelho. Existem diferentes casos e faixas-etárias usando aparelhos ortodônticos.
A determinação de quando usar o aparelho deve ser feita pelo especialista, após uma avaliação minuciosa. O dentista solicitará os exames necessários, com o objetivo de estabelecer o melhor planejamento de ortodontia para o paciente.
Por que usar?
O principal objetivo é chegar a um resultado ideal, obter um sorriso mais alinhado e bonito, além de eliminar transtornos e sintomas incômodos de má-oclusão. Existem alguns sinais que indicam que você deve procurar um dentista de confiança que vai verificar a possibilidade de usar aparelhos. Veja alguns:
- Espaço excessivo entre os dentes;
- Dentes tortos ou amontoados;
- Mordida aberta e dificuldade de mordida;
- Problemas para fechar a boca por completo;
- Dores persistentes no maxilar;
- Comprometimento da dicção;
- Dificuldade para passar o fio dental por conta da sobreposição dos dentes;
- Dores de cabeça e ouvido também podem ser sinais de alerta.
Quais são as opções de aparelhos disponíveis?
No mercado há basicamente três opções: fixos, móveis e alinhadores transparentes.
1. Aparelhos fixos
Os modelos fixos são os mais conhecidos do mercado e podem ser utilizados para fins estéticos e funcionais. Esses aparelhos necessitam de manutenção mensal para que o dentista regule a movimentação dos dentes na direção correta.
2. Aparelhos móveis
Indicado para crianças em fase de crescimento e também adultos, de acordo com o caso, são perfeitos para pequenas movimentações dentárias, contenção e correção de alterações maxilares.
3. Alinhadores transparentes
Já o alinhador transparente é uma inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzidos a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece maior conforto para os pacientes. Ele também é removível, facilitando assim na hora alimentação ou escovação.
Jaraguá do Sul conta com clínicas odontológicas de primeira linha, com equipamentos modernos, práticas aprimoradas constantemente e conhecimentos e técnicas que evoluem com frequência, ideais para cuidar de um dente do siso que está crescendo ou de qualquer outro problema. Você pode conhecer alguns dos melhores lugares para cuidar dos dentes em setemelhores.com.