Dia 8 de março é uma data mundial de celebração a vida das mulheres. Para deixar esse dia mais especial, muitas pessoas buscam mandar mensagens homenageando as mulheres que mais amam. O Dia Internacional da Mulher é uma data que homenageia as lutas históricas das mulheres pela igualdade de gênero e reconhece suas conquistas sociais, políticas e econômicas.
Porém, qual é a origem desse dia tão simbólico? A história mais conhecida é de que a data surgiu em homenagem às mais de cem mulheres vítimas do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, mas apesar de trágico e simbólico, o ocorrido em 25 de março de 1911 aconteceu depois de algumas das lutas operárias que culminaram na origem verdadeira. Por conta de todas elas que a Organização das Nações Unidas (ONU), oficializou a data em 1975.
A data nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana, além de serem constantemente vigiadas. Além disso, elas lutavam contra o trabalho infantil, já que era comum que até mesmo seus filhos passassem por situações similares.
Marcos históricos decisivos para a criação da data:
1. Mulheres protestam nas ruas de Nova York (1909): Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, 15 mil mulheres que viviam em condições insalubres saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho.
2. Alemã Clara Zetkin propõe a criação de um dia das mulheres (1910): A proposição da data veio em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, e foi feita pela professora e jornalista alemã Clara Zetkin, uma das mulheres mais importantes na organização do movimento das mulhere. Ela propôs uma data para que as mulheres pudessem se reunir anualmente para refletir sobre seus avanços e movimentos”.
3. Incêndio em fábrica de Nova York (1911): O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em 1911, deixou 146 vítimas, sendo 125 mulheres e 21 homens. A fábrica empregava 600 trabalhadores, a maioria de meninas e mulheres imigrantes judias e italianas entre 13 e 23 anos. Algumas pessoas conseguiram chegar às escadas do prédio, outras desceram pelo elevador e muitas chegaram a pular pelas janelas para fugir do fogo.
4. Russas vão às ruas contra a guerra (1917): Naquele ano, aproximadamente 90 mil mulheres russas foram às ruas com o lema “paz e pão”, pedindo comida para seus filhos e o retorno dos maridos das trincheiras. Esta é a data mais próxima da data comemorada hoje. No calendário antigo russo seria 23 de fevereiro, mas no calendário gregoriano é oito de março.