Uma casa enxaimel no bairro Rio da Luz é marcada de história, sendo reconhecida como a mais antiga da cidade.

Casa Enxaimel:
Conhecida como ”Fachwerk” na Alemanha, foi trazida para o Brasil por imigrantes europeus no século XIX e é caracterizada pela sua robustez e beleza. Essa arquitetura se tornou uma marca de cidades com colonização alemã, como Blumenau e Pomerode, e em Jaraguá não foi diferente.
A Casa Selke do Rio da Luz
Edificada por volta de 1885, na rua Ivo Lenz no bairro Rio Cerro II, temos esta edificação como sendo a mais antiga da cidade de Jaraguá do Sul. A casa é de grande porte em sentido horizontal, sem varanda e feita em duas etapas. A residência infelizmente esteve muitos anos em praticamente estado de abandono, mas no inicio desse ano foi aprovado por unanimidade a votação na Comphan (Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município) a investigação da falta de manutenção do imóvel. Na reunião foram discutidas o estado precário que se encontra a casa, e a necessidade de preservação da cultura local. De acordo com o Comphan, o pedido de tombamento foi solicitado pelo proprietário, que é da família Selke.

A restauração
Felizmente, em Março deste ano em votação unânime no Comphan, a residência foi oficialmente tombada como patrimônio histórico. As obras já foram iniciadas no mês de Junho, tendo como responsável principal o restaurador Anderson Töwe, que junto com sua equipe tem feito um trabalho minucioso.

Um novo endereço para a Casa Selke?
Além da aprovação do processo de restauração, também foi autorizado a retirada do imóvel do terreno atual, permitindo que a casa seja reconstruída em outro local. A Sociedade Aliança, localizada também no bairro Rio Cerro II se colocou à disposição para receber a estrutura histórica em sua sede. Até onde foi divulgado, caso essa proposta se realize, a montagem final deve ocorrer na metade de 2026.

O que você achou? Já conhecia essa casa? Conte para a gente.


