Com o intuito de promover a reconexão da comunidade com suas raízes originárias, o projeto cultural “Aiy Mboaxa: Tradição Oral Guarani Mbya e Conexões entre Cidade e Aldeia” está promovendo, entre os dias 10 e 15 de abril, uma série de rodas de conversa em escolas municipais de Jaraguá do Sul.
A iniciativa busca valorizar a oralidade, os saberes ancestrais e a presença histórica do povo Guarani Mbya no território catarinense.
Durante quatro dias de programação, serão realizadas oito rodas de conversa com a presença da liderança indígena Sila Ara Poty Ju, vice-cacique da Aldeia Piraí, localizada em Araquari, e cofundadora da Aldeia Karaí Ruvixa, recém-criada em Jaraguá do Sul.
As atividades foram idealizadas em consonância com o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, promovendo momentos de escuta e troca cultural com mais de 300 estudantes da rede pública.
Além do diálogo em sala de aula, o projeto visa ampliar o acesso à informação por meio da distribuição de mais de 700 cartilhas educacionais, também disponíveis em formato digital.
Intitulada “Caminhos Ancestrais: Povos originários da nossa terra e a história viva dos Guarani Mbya”, a publicação foi escrita por Sila Ara Poty em parceria com a jornalista Natália Trentini, reunindo conteúdos sobre a cultura Guarani, o idioma, a luta pelos territórios e a importância da proteção ambiental.
A cartilha também destaca registros históricos muitas vezes negligenciados, como as evidências arqueológicas da presença indígena no Norte de Santa Catarina, com destaque para o sítio do Poço Grande, em Guaramirim, datado de mais de 380 anos.
Os textos trazem ainda reflexões sobre o apagamento cultural indígena na região, evidenciado na toponímia de cidades como Jaraguá do Sul, Guaramirim e Itapocu — nomes de origem Guarani que resistem como traços linguísticos de uma memória ancestral.
O Projeto Aiy Mboaxa nasce justamente da urgência em ocupar esse vazio narrativo, promovendo visibilidade às culturas indígenas que historicamente habitaram a região. Trata-se de um movimento de resgate, valorização e reconhecimento, essencial para a construção de uma identidade local plural e inclusiva.
A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil.

Saiba mais:
Acesse, leia e baixe a cartilha “Caminhos Ancestrais: Povos originários da nossa terra e a história viva dos Guarani Mbya”, do projeto Aiy Mboaxa.