Compartilhe este conteúdo agora:
Desde que a construção do Parque da Inovação foi anunciada, o burburinho só cresce. Já foram mostradas muitas das atrações espalhadas nos mais de 55 mil metros quadrados, localizados no bairro Três Rios do Sul, mas apreciar o resultado da obra é de encher os olhos.
Garantimos que dar uma espiadinha não vai estragar a maravilha de caminhar por esse parque que já consideramos tanto.
Adentrando ao parque se pode ver que todo espaço foi minuciosamente planejado para levar opções diversificadas de lazer, cultura, espaços de convivência, prática esportiva e ainda incentivar a conexão com a natureza.
Os 55 mil metros quadrados oferecem espaço para as famílias aproveitarem um dia livre ou apenas para as pessoas criarem o hábito de se proporcionar horas de bem-estar ao longo da semana.
A partir da inauguração, o espaço estará aberto diariamente, das 6h às 22h.
Conexão com a natureza
Foram planejadas várias estruturas para envolver os visitantes. E já começa na entrada, com o “Porta Retratos”. Uma moldura em concreto feita para que as pessoas possam tirar fotos em família e amigos, captando ao fundo um lindo ângulo do parque.
Um pouco adiante está o chamado “Jardim Sensorial”, que são canteiros em formato circular, onde é possível caminhar entre lavandas, malvas, camomilas e mais de 40 tipos diferentes de ervas.
Além de usar o olfato, a proposta também incentiva as pessoas a retirarem o calçado para sentir as diferentes texturas que compõem o caminho, como pedra, madeira, areia e cascalho.
Também foi criado um pomar com mais de 30 espécies diferentes de árvores frutíferas que dentro de alguns anos poderão ser colhidas por estiver passeando pelo local, comentou Passig.
Um dos espaços que enche os olhos pelas cores das plantas e borboletas atraídas pelo néctar é o “Caminho das Flores”. Em 200 metros de extensão, o visitante se deslumbra com 37 espécies diferentes, como rosas, orquídeas, azaleias e hibiscos. O trecho final é adornado por um pergolado de primaveras.
Outros espaços como “Bosque do Descanso”, incentiva a jogar uma manta no chão e contemplar a natureza, e a “Trilha do Arboreto”, convida a vislumbrar o parque, apreciar a paisagem e ouvir o som dos pássaros.
Ah! E quase esquecemos dos belos lagos que serpenteiam o parque. Eles deixam o cenário ainda mais bonito.
Espaços de lazer
Opções de atividades também foram planejadas. Há estruturas como uma parede de escalada para crianças e adolescentes, e uma área para estender o slackline.
Para quem gosta de praticar esportes, tem campo de futebol, quadra de areia, quadra poliesportiva, tabelas de basquete, uma academia ao ar livre e 600 metros de ciclovia e pista de caminhada.
Um dia de lazer
Quem quiser passar o dia no Parque de Inovação, terá estrutura para isso. Dá para ir preparado para um pic-nic ou pensar em um almoço mais elaborado, já que serão disponibilizadas 14 choupanas com churrasqueira, pia e mesa.
O acesso será por ordem de chegada, será preciso solicitar acesso na portaria do parque.
O parque também tem duas áreas de playground para entreter as crianças, uma choupana para levar a sua rede, chamado de “Redário”; e um anfiteatro para receber apresentações artísticas.
Os visitantes também vão poder passar pelo “Caminho das Artes” que reúne obras desenvolvidas por artistas de Jaraguá do Sul e outras regiões do país – uma espécie de galeria ao ar livre com peças que instigam a reflexão.
Infraestrutura e acesso
Ao chegar, há estacionamento e desde ali a acessibilidade é garantida em quase todas as estruturas disponibilizadas – apenas a Trilha do Arboreto não conta com rampas, sendo totalmente em grama.
No chamado largo de entrada, é planejada a licitação de espaços para que food trucks e ambulantes possam se instalar, oferecendo opções de alimentação aos visitantes.
O parque disponibiliza água potável em bebedouros espalhados em diversos pontos e existem banheiros acessíveis. Também foi disponibilizada rede Wifi em toda a estrutura, mas o convite é para deixar o celular de lado.
- Parque da Inovação
Deve abrir no próximo dia 1º de junho, conforme evolução dos casos de Covid-19. A partir da inauguração, o espaço estará aberto diariamente, das 6h às 22h.