O número é 20% maior do que a quantidade de equipamentos usados na edição do ano passado. As câmeras ficarão nos arredores da Vila Germânica e do Ginásio do Galegão.
Uma parte das câmeras estará voltada para as ruas próximas à Vila Germânica, monitorando o tráfego e identificando placas de veículos que circulam ou estacionam na região. A maioria dos equipamentos, no entanto, estará posicionada dentro do parque, cobrindo os pavilhões e corredores.

Dentro da Vila Germânica, serão instalados 13 totens com botões de pânico, eles servem como um dispostivo de resposta rápida, para pessoas que enfrentarem situações de importunação, assionando rapidamente os agentes de segurança.
Entre os recursos tecnológicos, estão câmeras com reconhecimento facial, que ajudam a identificar pessoas com mandado de prisão em aberto. Nas últimas edições, essa tecnologia já foi utilizada e resultou na prisão de indivíduos procurados pela Justiça logo nos primeiros dias da festa.
Uma novidade para este ano é que todas essas câmeras estarão vinculadas a um sistema de inteligência artificial. Esse sistema, ao identificar uma atitude suspeita, é capaz de acessar todas as imagens da pessoa desde sua entrada no evento. O sistema consegue rastrear a trajetória de qualquer pessoa dentro da festa, inclusive com base nas roupas que ela está usando, será possível procurar alguém pela cor da camiseta ou calça, e descobrir exatamente por onde ela passou.

Os tradicionais desfiles na Rua 15 de Novembro também contarão com câmeras de reconhecimento facial e sobrevoo de drones para garantir a segurança de quem participa e assiste.
Números importantes:
330 câmeras de monitoramento;
60 desses câmeras terão reconhecimento facial;
250 profissionais atuarão diretamente nos setores de segurança e monitoramento;
13 totens de emergência;
120 policiais militares por turno nos dias e horários de maior movimento;
30 policiais civis, sendo 4 delegados, 4 escrivães e 22 agentes;
10 policiais penais por dia de festa;
820 viagens extras do transporte público às noites, madrugadas e aos finais de semana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/C/SmeYy2Q8WyeYHi8BqsRg/39a-edicao-da-oktoberfest-de-blumenau-1-1.jpg)


