Os chips poderão salvar e reproduzir memórias, além de baixá-las em um novo corpo ou em um corpo de robô.
O co-fundador da Neuralink, Elon Musk, há anos vem anunciando que planeja implantar chips cerebrais em humanos. Os primeiros experimentos devem começar em 2022.
Musk, é conhecido por ser a pessoa mais rica do mundo com uma fortuna estimada em US$ 256 bilhões. O empresário disse estar cautelosamente otimista de que os implantes podem permitir que pessoas tetraplégicas andem.
A empresa já implantou, com sucesso, microchips de inteligência artificial nos cérebros de um macaco, chamado Pager, e de uma porca, chamada Gertrude. Agora, a instalação experimental dos chips, que serão do tamanho de uma moeda, será no cérebro humano.
E a empresa já está recrutando um “diretor de ensaios clínicos” para realizar testes da tecnologia em humanos:
“Como diretor de ensaios clínicos, você trabalhará em estreita colaboração com alguns dos médicos e engenheiros mais inovadores, além de trabalhar com os primeiros participantes de ensaios clínicos da Neuralink”. “Você liderará e ajudará a construir a equipe responsável por viabilizar as atividades de pesquisa clínica da Neuralink e desenvolver as interações regulatórias que acompanham um ambiente acelerado e em constante evolução.” diz o anúncio para o cargo em Fremont, Califórnia.
Além da vaga de diretor, a Neuralink também está recrutando um “coordenador de estudo clínico”. Os candidatos são informados de que têm a “oportunidade de mudar o mundo e trabalhar com alguns dos especialistas mais inteligentes e talentosos de diferentes áreas”.
Musk prometeu que a tecnologia “permitirá que alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém usando os polegares”. Mas, este deve ser apenas o começo das possibilidades desse tipo de avanço, caso se demonstre seguro e eficaz.
Elon Musk e Harry Potter
A novidade de Musk, lembra as histórias de Harry Potter. Em alguns filmes da franquia um objeto chamado “Penseira” revela as memórias, captando cada detalhe da mente de quem as utiliza, recriando o que de fato aconteceu.
Não somente como um diário, a penseira pode lhe mostrar detalhes da sua memória que você nem mesmo se lembrava ou que deixou passar.
Será que a Neuralink se inspirou na saga Harry Potter?