Com o intuito de dar continuidade às ações do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a Saúde Mental, mais um evento sobre o tema será realizado em prol da saúde comunitária. No próximo sábado (28), das 9h às 12h, profissionais das áreas de Psicologia e Práticas Integrativas (Reiki, Yoga, Meditação e Auriculoterapia) vão atender a população ao lado do Museu da Paz, no Centro. A realização do evento é do Programa Jaraguá Mais Saudável, com o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
No encontro, os profissionais promoverão conversas de valor e acolhimento relacionadas à Saúde Mental e sorteios de brindes. Já para as crianças haverá pintura facial. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data.
Janeiro Branco
O mês de conscientização da Saúde Mental foi escolhido para ser janeiro por ser o primeiro mês do ano, que promove expectativas, desejos, metas e planos para a vida. Por isso, durante este mês, se busca conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a Saúde Mental em dia e rever comportamentos e atitudes que podem ser nocivos ao bem-estar geral. Já a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar folhas ou telas em branco, projetando mudanças. Em 2023, o tema da campanha é “A Vida Pede Equilíbrio”.
Os agravos à Saúde Mental têm tratamentos e podem ser acompanhados por uma equipe multiprofissional pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os CAPS atendem pessoas que apresentam sintomas graves e persistentes de Saúde Mental, inclusive por decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas. Esses serviços ainda contam com a articulação da Rede de Saúde como as Unidades Básicas de Saúde, os hospitais e os serviços dos setores de Assistência Social do Município para o cuidado integral dos usuários.A população pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nos CAPS para diagnóstico e tratamento da Saúde Mental. Saiba mais sobre os serviços no site da Prefeitura.
Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul.