O conceito de arte urbana está diretamente ligado a um tipo de expressão artística que propõe ocupar o espaço urbano e trazer a arte para o dia a dia da cidade. Esse pensamento vem como quebra de barreiras sobre onde a arte pode estar e afirma que ela não está apenas restrita ao cinema, teatro, biblioteca ou museu.
O muralismo urbano é uma forma de arte que utiliza paredes e fachadas de prédios como suporte para a criação de obras de arte. Esse tipo de expressão surgiu no México, nos anos 1920, como uma ferramenta de comunicação social e política.
Com o tempo, o movimento se espalhou pelo mundo, ganhando novas formas e estilos. No Brasil, o grafite é uma das principais expressões do muralismo urbano, que se tornou uma forma de arte popular nas cidades brasileiras.
É esse conceito que o jaraguaense Abraão Ribeiro de Souza resolveu explorar ao se unir com os artistas Paulo Agostini e Douglas Rezende para fazer um mural na ciclovia de Jaraguá do Sul e transformar espaços sem cores em verdadeiras obras de arte.
“A ideia de fazer um mural surgiu quando estávamos andando pelas ciclovias e não víamos muitas cores, somente muros cinzas que davam uma sensação de abandono na cidade”, explica Abraão. Ele sempre se inspirou nas pinturas da Scar Jaraguá, feitas em 2016 para marcar os 60 anos de fundação do centro cultural. “Elas transformam um lugar bonito em algo realmente deslumbrante e vivo”, diz.
O mural idealizado por Abraão começou a ser pintado no dia 31 de julho deste ano, e a produção passou por diversas etapas até atingir o resultado atual. “A primeira etapa é passar o desenho como esboço na parede, depois começar a colorir as camadas de tinta, Em seguida últimos detalhes e por último passar produtos de impermeabilização para maior duração do mural”, explica.
E os planos não param por aí! A meta é deixar Jaraguá do Sul inteiramente colorida, levando arte e cultura para diversos outros pontos da cidade que antes eram vistos como abandonados, além de dar oportunidade para outros artistas locais se expressarem publicamente através de suas criações.
O propósito que norteia a prática da arte urbana é justamente trazer acessibilidade, visibilidade e contemplação de uma arte que antes era apenas expressa em lugares como teatros, cinemas, bibliotecas e museus e, portanto, restrito a apenas uma parcela da população. Por meio da arte urbana, é possível despertar reflexões no público, além de comunicar mensagens sociais e culturais.
“O papel da arte urbana é trazer mais aconchego aos espaços da cidade, trazer vida e história para aquele local, expressar a cultura e história da cidade através de uma pintura, além de movimentar o fluxo de pessoas a visitação de novos espaços”, finaliza o idealizador.
Além da idealização de Abraão e criação das artes feitas por Paulo e Douglas, o mural foi patrocinado pela Monitor Digital, Type Street Wear, Veled Iluminação, Thugs Burguer, Cerveja Stannis e Evolve Acabamentos.