A categoria SUV tem crescido nos últimos anos, o que levanta dúvidas sobre quais são as principais características desse tipo de carro. A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle, ou seja, veículo utilitário esportivo. Os SUVs costumam ter porte avantajado, além de interior espaçoso e possibilidade de trafegar dentro e fora da cidade.
De onde surgiu o termo SUV?
Há várias histórias diferentes sobre a origem do termo utilitário esportivo, mas acredita-se que o veículo surgiu com fazendeiros, soldados e outros profissionais que precisavam de um carro urbano, mas que fosse versátil, capaz de rodar em terrenos mais irregulares e grande para levar algum tipo de carga no porta-malas.
O Range Rover, lançado em 1970, é apontado como o primeiro SUV moderno, um veículo luxuoso, confortável e versátil. Foi nos Estados Unidos que o veículo se tornou popular, mas países como Canadá, Índia e Austrália também aderiram ao carro, principalmente no final da década de 90 e começo de 2000.
Os SUVs chamavam a atenção de famílias pela altura para a direção do motorista e segurança, sendo muito procurado por pessoas que inicialmente utilizavam minivans.
Como um veículo pode ser definido como SUV?
Além do porte avantajado e interior espaçoso, outras características ajudam a enquadrar um veículo como SUV. Uma das principais características é a tração e a possibilidade de trafegar em vários terrenos, para isso, esse tipo de veículo costuma trazer tração nas quatro rodas – o popular 4×4.
O que é a tração nas quatro rodas?
Um veículo com tração nas quatro rodas distribui a força do motor nas quatro rodas e assim possui melhor aderência ao solo, possibilitando o carro trafegar em terrenos menos regulares. A tração nas quatro rodas pode ser dividida em alguns tipos: a integral (AWD) ou a temporária (4WD).
Na integral, o veículo sempre recebe força do motor para todas as rodas e o veículo pode adaptar a força recebida de acordo com as condições, curvas e terrenos, por exemplo. Já na temporária, significa que o veículo pode tracionar em um período de tempo – quando necessário, mas em condições normais o uso é 4×2, tracionando no eixo dianteiro ou traseiro.
Como é um design de SUV?
Normalmente, o design de SUV segue o padrão de rodas grandes e estrutura grande e robusta. Além disso, a altura do banco do motorista costuma ser alta. Ao longo dos anos, o design das SUVs tem mudado aos poucos: estão se tornando mais aerodinâmicos, além de modificações para que o carro se adapte mais para a cidade do que outros terrenos, com isso, quase todos os veículos da categoria têm quatro portas.
Modelos de SUVs para investir:
Toyota Corolla Cross
Um dos modelos de SUVs com o melhor custo-benefício e um dos pontos fortes é o seu porta-malas, considerado um dos maiores da categoria com 440 litros. Oferece sete airbags, controle de tração e estabilidade, faróis automáticos e vários outros benefícios.
Além disso, tem um motor 2.0 L, transmissão automática sequencial de dez velocidades, tanque de combustível flex e 177 cavalos de potência. Sem dúvidas, é uma ótima opção de veículo!
Volkswagen T-Cross
Tem um visual muito elegante, com teto solar panorâmico e recursos como uma tela touchscreen de 10”, câmera de ré, ar condicionado digital e faróis de LED.Tem motor 1.0 L turbo, transmissão automática de seis velocidades, tanque flex e 128 cavalos de potência.
Chevrolet Tracker
É robusto e focado na segurança do condutor e passageiros. Esse modelo apresenta seis airbags, controlador de limite de velocidade e um sensor que acende os faróis automaticamente quando detecta pouca iluminação do lado de fora.
Possui motor de 1.0 L, transmissão automática de seis velocidades, 12 válvulas, tanque flex e potência de 116 cavalos. Uma alternativa para quem preza por economia de combustível.
Jeep Compass
O Jeep Compass é um dos modelos mais vendidos no Brasil. Esse é um SUV que se destaca pelo seu belo design e tecnologia. Dessa forma, o seu porta-malas contém sensor de presença, possui LED nos faróis de neblina e assentos dianteiros com ajuste elétrico.
O Compass tem motor 1.0 L turbo, transmissão automática de seis velocidades, pode ser abastecido com etanol ou gasolina (flex), ou até diesel dependendo do modelo, e possui 185 cavalos de potência.