Compartilhe este conteúdo agora:
Tem grande, tem pequeno. Quando a gente acha que não tem mais espaço para um novo, lá surge uma nova construção. Nos últimos 10 anos, Jaraguá do Sul ganhou pelo menos 137 mercados de diferentes portes.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, existem mais de 230 empresas que têm o comércio varejista de mercadorias em geral e alimentos como ramo principal – isso inclui desde comércio atacadista e minimercados até os gigantes que vendem TV.
De acordo com o secretário Daniel de Arruda, os números são considerados substanciais e apesar do aumento de grandes mercados na cidade, o movimento das unidades permanece sustentável.
Apesar das grandes redes chamaram atenção, a maior quantidade mesmo é de médios e pequenos negócios. Quanto à lista existem 4 hipermercados e 31 supermercados, existem 184 empresas atuando em menor escala.
Existem na lista de espera para obtenção do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com 2 hipermercados e outros 12 que se encaixam como minimercados, mercearias e armazéns.
O número de habitantes aliado à renda elevada da população são fatores apontados para essa demanda. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) de 2019, o salário médio mensal dos trabalhadores formais de Jaraguá do Sul é de 3,1 salários mínimos, ou seja, mais de R$ 2,9 mil.
“Também temos percebido um movimento de pessoas vindo dos municípios vizinhos e região para realizar suas compras em nossa cidade”, afirma Daniel. “Acreditamos que Jaraguá do Sul esteja se tornando o centro comercial e de prestação de serviços da região do Vale do Itapocu”.
A vinda de empreendimentos desse setor, acredita Arruda, é benéfica para a economia local. Além de gerar aumento de concorrência para o consumidor, gerando melhora na qualidade dos serviços e no valor dos preços dos produtos.
“Esses empreendimentos fomentam os mais diversos setores, desde a construção civil, comércio, até a prestação de serviços, além de centenas de vagas de emprego sendo geradas de forma direta e indireta. Quando as pessoas vêm de outros municípios fazer suas compras aqui, acabam também consumindo em uma grande gama de comércios e serviços”.
- Número de supermercados em Jaraguá do Sul
Comércio Atacadista: 6 empreendimentos
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem especialização particular e com predominância de produtos alimentícios.
Hipermercados: 4 empreendimentos
as atividades dos estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios variados e que também oferecem um gama variada de outras mercadorias, tais como: utensílios domésticos, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, ferragens, etc. com área de venda superior a 5000 metros quadrados.
Supermercados: 31
as atividades dos estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios variados e que também oferecem um gama variada de outras mercadorias, tais como: utensílios domésticos, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, ferragens, etc. com área de venda entre 300 a 5000 metros quadrados.
Mercados, minimercados, armazéns: 184
as atividades dos estabelecimentos comerciais com e sem auto-atendimento e com venda predominante de produtos alimentícios variados em minimercados, mercearias, armazéns, empórios, secos e molhados, com área de venda inferior a 300 metros quadrados.
Lojas de Conveniência: 6
As atividades dos estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios industrializados além de outros não alimentícios, usualmente associado a outra atividade, com horário de funcionamento de 24 horas por dia.
Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. *Os dados consideram apenas a CNAE principal das empresas.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER