Sejam verdadeiras ou não, Jaraguá do Sul tem algumas histórias curiosas e lendas que rondam a cidade e o imaginário popular.
A pista de dança que dançava
Antigamente em Jaraguá do Sul havia uma balada chamada Big Bowlling, as pessoas diziam que sentiam o piso superior onde ficavam mexer enquanto dançavam. Alguns funcionários relatavam que em alguns dias após as festas precisavam varrer o piso inferior por conta de cacos e farelos de cimento que caiam.
A casa giratória dos Kohlbach
No alto de um morro no bairro Vila Nova existe uma casa que a população dizia que era giratória. O boato surgiu porque a casa e redonda e os donos tinham uma fábrica de motores.
A explicação é justamente essa: a casa é redonda e olhando de longe fica a sensação que ela seria giratória.
Mas, só pela metade, olha só que curioso:
O túnel que liga o colégio Marista ao colégio Bom Jesus
Essa possivelmente é história popular mais famosa da cidade, visto que o túnel existe. Alguns dizem que o local era utilizado antigamente para o encontro entre freiras e padres. Outros afirmam que aquele era para ser um abrigo durante a Segunda Guerra Mundial ou um refúgio para os alunos.
Qual a utilidade real não se sabe, o fato é que o túnel existe mesmo e que vai até a Matriz São Sebastião. Porém, não liga a lugar nenhum, pelo menos atualmente, pois ao final é fechado por uma parede.
A Arena Jaraguá vai explodir
Construída sobre um antigo lixão, a Arena Jaraguá sustentou por alguns anos um boato que iria explodir, isso por que afirmavam que o trabalho feito pela empresa responsável pela engenharia do espaço não seria o suficiente para a liberação e queima de gases, causando o rumor de que o local poderia explodir a qualquer momento.
Em 2007, dois meses após a inauguração, ocorreu um incidente. Um funcionário acendeu um isqueiro em uma sala do piso térreo, que funcionava como depósito, e acabou com sérias queimaduras. Na época, foi constatado que havia um botijão de gás com indícios de vazamento. Mas foi aí que a teoria da explosão ganhou força. Pouco tempo depois, a Defesa Civil emitiu um laudo constatando que o acidente havia sido causada pelo “confinamento de gás metano e gás de cozinha em área não ventilada”. O gás de cozinha era mesmo do botijão e o metano seria proveniente do lixão que existia no terreno e teria penetrado no local, já que parte do piso não tinha concreto. Porém, o risco de novos acidentes foi descartado.
As vozes de Emílio da Silva
Durante muitos anos, enquanto o sótão do Museu Emílio da Silva era aberto para visitação, os visitantes tinham medo de ir até o local. Os visitantes relatavam ouvir vozes de Emílio da Silva. A história criada pelo imaginário coletivo também afirma que as portas e janelas do local eram abertas durante o período da noite pelo professor que dá nome ao museu.
O fantasma do Parque Malwee
Essa história ronda a cidade e existem muitos relatos de pessoas que viram um ”fantasma” dentro do parque.
O suposto fantasma é um homem de terno preto, muito elegante que está sempre sentando em um banco dentro do parque, bem próximo a uma cripta onde estão enterradas as cinzas do fundador do parque, por isso, muitos dizem ser ele que ronda o lugar.
A história já foi até relatada em um canal famoso do YouTube:
Teleférico no Morro da Antena
Durante muito tempo os jaraguaenses alimentaram a esperança de que um teleférico seria construído no Morro da Antena, no Boa Vista. A promessa surgiu em campanhas eleitorais, porém, nunca foi concretizada. Mas o que quase ninguém sabe, é que no local já existiu uma espécie de teleférico.
No início do século 20, entre as décadas de 1930 e 1940, foi construído algo parecido com um teleférico, mais rudimentar, utilizado para o transporte de cachos de banana que eram cultivados no morro.
A loira do Angeloni
Essa todo mundo ouviu falar! E tudo começou com uma publicação correndo solta no Facebook lá em 2012. Os relatos contam que na hora de fechar o mercado Angeloni, os seguranças em suas rondas viam uma mulher loira no setor de hortifruti, o guarda ao tocar em seu ombro se depara com uma mulher de rosto totalmente desfigurado e com sangue. Os boatos ainda fomentam que tudo ficou registrado pelas câmeras de segurança.
Você já conhecia alguma dessas lendas? Tem alguma outra que você conhece? Mande para a gente!