Compartilhe este conteúdo agora:
Elas fazem a anunciação de que dias mais coloridos estão por vir. Quando os ipês desabrocham, é o prenúncio de que o inverno está chegando ao fim e a primavera se aproxima.
Como em muitas cidades do Brasil, Jaraguá do Sul é tomada pelas cores dessa árvore, que é utilizada na arborização das ruas e ainda está muito presente nos jardins residenciais.
De longe, as flores, especialmente as amarelas, se destacam em meio ao cinza urbano.
Muitas vezes, colorindo até mesmo o chão com as flores que completaram o ciclo de vida e voltam à terra – ou pelo menos assim tentam, muitas encontram asfalto e concreto.
Segundo o floricultor e comerciante Adilson Nasato, a florada dos ipês dura cerca de um mês e é um indicativo natural da chegada da estação das flores.
“O ipê, como muitas árvores, são árvores de folha “caduca” (caem no inverno), devido a um processo de liberação de um ácido em que a planta o libera para entrar em dormência durante a estação mais fria do ano. A floração vem no início da primavera quando a planta desperta da dormência com toda sua energia”, revela.
Comercialmente, podem ser encontradas 4 cores de ip: amarelo, roxo, rosa e branco.
“A procura pela árvore aumentou muito nos últimos anos. Sendo hoje em dia muito utilizada no paisagismo das cidades. A mais procurada é o ipê amarelo, talvez pela coloração chamativa, destacando-se na paisagem, porém, todas as cores são belíssimas, em destaque para o branco”, comenta Nasato.
Símbolo do Brasil
Em 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros decretou a flor do ipê amarelo como um dos símbolos do Brasil.
Isso porque, segundo Nasato, ele é endêmico em praticamente todas as regiões do Brasil, não só na Mata Atlântica, mas no Cerrado.
“Uma curiosidade é que, por exemplo, o ipê amarelo não existe somente um tipo , dentro da cor amarela existe a florada normal, a florada em cachos, os ipês anões”, conta o floricultor.
As árvores chamadas de ipê são pertencentes à família botânica Bignoniaceae, onde também está o jacarandá, flamboiã, cássia, entre outras plantas floríferas.
A palavra ipê provém da língua tupi guarani “ï’pé”, que significa “árvore cascuda”. Também é chamada de “pau-d’arco” em uma referência a seu uso pelos povos originários do Brasil como matéria-prima para confecção de arcos.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER