Compartilhe este conteúdo agora:
Por Isabel Debatin
Um dos prédios mais antigos localizados no centro de Jaraguá do Sul, é o da Igreja Matriz São Sebastião, inaugurada em 1962. A paróquia que iniciou em 1912, teve duas igrejas antes da atual.
Há quem diga que naquele tempo as igrejas era construídas em locais altos, pois assim as pessoas poderiam vê-la de qualquer local da cidade. De acordo com o padre Diomar Romaniv, teologicamente as igrejas são construídas em morros e montes, pois é um local de encontro com Deus e de oração.
Em 1956, com o objetivo de ampliar o espaço, tendo em vista o aumento da população que passou de 8.000 (em 1912) para 23.197 habitantes (segundo censo de 1960 do IBGE), a comunidade juntamente com o Padre Orlando Kleiss, iniciou o processo de demolição da antiga igreja.
Em meados de 1957, Pe. Donato Weimes e voluntários deram início ao desmonte. No local, mulheres e crianças trabalhavam limpando os tijolos que seriam reutilizados na construção da nova igreja. Esse trabalho, que era feito todos os dias, era levado como um momento de lazer.
O desmonte ocorreu até 2 de abril de 1958. Foi quando iniciaram os trabalhos de fundação e construção da igreja através de trabalho voluntário de fieis sob comando do Pe. Donato.
Com a obra a todo vapor, um dos momentos em que houve muita discussão foi na decisão do projeto da fachada da igreja. O primeiro desenho feito pelo arquiteto Simão Gramlich e encomendado pelo Pe.
Alberto Jakobs teria forma hexagonal, porém, o Pe. Donato, mandou refazer a planta por achar que sairia muito caro, além de deixar a igreja pequena. As decisões de cada detalhe dependiam do Pe. Donato, que também era responsável por angariar recursos para a obra.
O ano de 1958 encerrou com a obra adiantada. A construção da escadaria de acesso já estava parcialmente pronta e a laje já estava fundida.
Em janeiro de 1959 as paredes já estavam erguidas e em abril iniciou-se a colocação dos telhados, que houve uma intervenção de dois engenheiros de Porto Alegre já que os trabalhadores encontraram dificuldade com a estruturação do mesmo.
Em 1961, toda a estrutura estava levantada, o telhado estava pronto e a torre do lado esquerdo já havia sido construída, faltava apenas a torre do lado direito e os detalhes internos os quais foram finalizados em 1962, quando houve uma grandiosa festa de inauguração.
Os vitrais
Os deslumbrantes vitrais da igreja, de acordo com o padre Diomar Romaniv, são uma catequese para o povo, pois tem sentido de educar e evangelizar através das imagens. A ideia teológica dos vitrais é de que durante o dia, o sol os ilumina para quem está dentro da igreja, e durante a noite, a luz interna ilumina para quem está do lado de fora.
Todos os vitrais foram adquiridos através de doações da famílias jaraguaenses influentes, e foram feitos em Porto Alegre. O custo total foi de 2 milhões de cruzeiros.
Sinos
Atualmente são utilizados sinos eletrônicos, porém, em uma das torres ainda há o sino que foi colocado naquela época, o qual é utilizado apenas em ocasiões especiais, como a morte de bispo e papa. A torre do lado esquerdo é onde está o sino e onde também há uma escadaria de madeira construída em meados de 1959 que está em ótimo estado de conservação.
Reforma
A reforma da Igreja Matriz São Sebastião iniciou em janeiro de 2005 com a restauração dos vitrais, feita por uma empresa de São Paulo. A obra de reforma foi conduzida pelas arquitetas Rafaela Asprino, Ruth Borgmann, juntamente com o Pe. Sildo César da Costa (pároco, na época).
Observação: Parte das informações e fotos de arquivo foram retirados do livro “Na construção de comunidades memória…história…1912-2012″, de Olga Piazera Majcher, Ana Paula Moretti Pavanello Machado, Dirce Fruet Robl, José Francisco Schmitt e Vani Panstein.
Sobre o artigo que você leu
“Antigamente em Jaraguá do Sul” é uma série que investiga, resgata e preserva a memória de histórias, rotinas, pessoas e fatos que moldaram a identidade de nossa cidade. Tem alguma curiosidade ou dica que queira compartilhar com a gente?
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER