Quem fala que o álcool é indispensável para um bom happy hour nunca experimentou drinks não alcoólicos deliciosos e bem feitos. Bebidas que tradicionalmente são alcoólicas também podem ser deliciosas em versão diferentes. Elas podem ser servidas para variar a rotina do dia a dia e agradar pessoas de todas as idades. Veja algumas opções:
Mojito
O clássico drink cubano não pode ficar de fora da lista! A bebida à base de hortelã conquistou o mundo de uma maneira que, não importa onde você for, não terá dificuldades em achar um. A receita costuma incluir rum, hortelã, limão, açúcar, soda e em alguns casos, outras frutas. Na versão sem álcool, é possível fazer o drink sem a bebida alcoólica.
Conhecer a história de um drink delicioso como o mojito é um desafio, pois é comum que exista mais de uma versão da origem. Segundo conta a história, um almirante inglês, conhecido como Francis Drake, ancorou o seu navio na região de Havana, em Cuba, no século XVI. Entre a sua tripulação, Francis era acompanhado pelo irmão Richard, e ambos ficaram maravilhados com as opções gastronômicas da cidade.
Foi então que, em uma noite de festa, Richard Drake resolveu misturar aguardente com lima e hortelã, para criar um drink que batizou de El Draque, para homenagear a si mesmo. Francis Drake decidiu criar uma versão melhor da bebida do irmão e trocou a aguardente por rum e a lima por limão, dando origem ao primeiro mojito da História.
Mojito é diminutivo de “mojo”, uma palavra do folclore das culturas afro-americanas que significa “encanto”, ou “feitiço”.
Pink Lemonade
A limonada comum é uma bebida facilmente encontrada, principalmente nos países da América e região sul da Ásia. Além de ser muito refrescante e saudável, é uma receita simples de uma fruta bastante comum.
A Pink Lemonade é uma variante da receita que inclui outras frutas para colorir e dar um sabor a mais, como morango, framboesa e até groselha, ou seguindo a receita original americana, o cranberry.
Os mais antigos registros da limonada tradicional são dos egípcios, entre 1300 e 1400, utilizando a receita tradicional de suco de limão com açúcar. Em 1676, em Paris, a Empresa Compagnie de Limonadiers, começou a fabricar em escala e vender limonada na cidade. Em 1767, Joseph Priestley inventou a limonada gaseificada.
A Pink Lemonade tem uma história à parte, apesar de ser também uma variação da limonada tradicional. Em 1912, o trabalhador circense Henry E. “Sanchez” Allott, supostamente derrubou sem querer doces vermelhos sabor canela em sua limonada, o que inspirou outras misturas.
Outra história que seria anterior é a de Pete Conklin, outro circense que misturou ácido tartárico, substância encontrada em vinhos, para criar sua própria versão de limonada. Conklin batizou sua criação de “Strawberry Lemonade” e viu suas vendas dobrarem.
As receitas mudaram bastante pela história e podem ser bem diferentes em cada região, mas a mais comum no Brasil utiliza limão siciliano, água, suco de groselha e açúcar.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul é uma das bebidas famosas mais consumidas ao redor do mundo e ela carrega notas incríveis que remetem a refrescância, verão e leveza. O drink azul é perfeito para os dias de verão intenso, quando as altas temperaturas pedem uma bebida refrescante e confortável.
Tradicionalmente feito a base de Vodka, Blue Curaçao e limonada, o drink não possui uma origem tão clara, pois na medida em que a bebida se espalha ao redor do mundo, ela recebeu cada vez mais adaptações, onde entram ou saem alguns dos ingredientes originais. Apesar disso, diversas análises apontam que o Blue Lagoon provavelmente foi criado por Andy MacElhone, o filho de um famoso barman, chamado de Harry MacElhone.
A princípio, a bebida teria sido criada dentro do Harry ‘s New York Bar, um pub localizado em Paris. Tudo indica que o drink foi desenvolvido mais ou menos nos anos 1960, ou seja, bem antes do famoso filme de sessão da tarde que acabou recebendo o mesmo nome.
A versão sem álcool é perfeita para ser servida em festas infantis ou para pessoas que não bebem, especialmente por sua coloração azul que decora e instiga adultos e crianças a experimentar. Pode ser feito com suco de limão, refrigerante de limão, corante alimentício azul a gosto e cubos de gelo a gosto.
Pinã Colada
Conhecida como um dos mais tradicionais e clássicos drinks da coquetelaria mundial, a Piña Colada é uma verdadeira referência em diversos países. Esse drink delicioso, com sabor de abacaxi, já atraiu milhares de fãs e deixa um “gostinho de quero mais” ao fim de cada gole.
Originada na cidade de San Juan, em Porto Rico, a Piña Colada foi criada pelo barman Ramón “Monchito” Marrero, no ano de 1954. Durante um período como barman no hotel Caribe Hilton, Marrero preparou uma mistura frutada de rum, creme de coco e suco de abacaxi. Em pouco tempo, a bebida se tornou típica e virou sucesso disparado nos dias mais quentes.
Como resultado do amor e dedicação de Monchito, que serviu o coquetel para diferentes hóspedes do espaço pelos 35 anos subsequentes, em 1978 a Piña Colada garantiu o título de bebida oficial de Porto Rico. O sucesso foi tão estrondoso que, quando o drink completou cinquenta anos, o Caribe Hilton recebeu uma proclamação assinada por Sila María Calderón,ex-governadora de Porto Rico, homenageando a genialidade de Monchito e, claro, reconhecendo a Piña Colada como parte fundamental da história daquela nação.
O nome Piña Colada não é em vão! Em espanhol, piña significa abacaxi e colada é coada. Logo, ele descreve perfeitamente a forma como o coquetel é preparado. A versão sem álcool não leva rum, mas é igualmente deliciosa.
Não faltam opções em Jaraguá do Sul para apreciar. Um happy hour no fim do dia é o momento perfeito para experimentar uma opção nova de bebida ou apostar no tradicional. Você pode conferir em setemelhores.com alguns lugares onde é possível celebrar bons momentos com deliciosas bebidas alcoólicas ou sem álcool.