Compartilhe este conteúdo agora:
Chega fim de ano, os dias ficam mais claros, ensolarados, quentes, e naturalmente bate aquela vontade de se movimentar um pouco.
Quem está em busca de uma atividade, mas não está com aquela grana no bolso, pode buscar algumas alternativas em Jaraguá do Sul para se motivar. Afinal, nem sempre surge aquela força de vontade para praticar algum exercício sozinho.
Nessa lista, temos algumas opções gratuitas para quem está nessa busca. Tem grupos de corrida e pedalada, que são livres, portanto a dica é fazer uma check up antes de começar a praticar – sabe como é, para saber se o corpo está em dia para a prática.
Além disso, a Prefeitura tem alguns programas de atividades físicas, além do projeto Yoga no Parque Malwee, que são acompanhados por profissionais.
Pedaladas
Prociclo Bike Shop – para iniciantes e praticantes
O proprietário da loja de bicicletas Geferson da Silva promove semanalmente pedaladas para reunir o pessoal nessa prática.
Para participar, basta ir até na loja – que fica na rua João Planincheck, 481, Nova Brasília – no horário que é combinado em grupos de Whatsapp. A exigência é ter vontade, uma bike e equipamentos de segurança.
Aos domingos acontece o pedal para iniciantes, que percorre um trajeto plano e bem curto para que os pais possam participar com os filhos.
Durante a semana, segundo Da Silva, as pedaladas voltadas aos praticantes são mais longas e vão para regiões como Rio da Luz, Garibaldi, Nereu Ramos e Corupá.
Geferson da Silva, organizador: (47) 99125-6060
Brutas e Delicadas Bikers – entre mulheres
Pelo menos duas vezes por semana, um grupo de mulheres se reúne no fim do dia para uma pedalada em grupo. É voltado para o público feminino e está aberto a novas participantes.
Ivone Mathias, administradora do grupo: (47) 99972-7507
Yoga no Parque Malwee – aberto para quem quiser
O projeto, atualmente patrocinado pela Unimed, acontece duas vezes por mês, sempre no domingo.
Com sol, a prática acontece ao ar livre, no estacionamento na entrada do Parque Malwee. Em dias de chuva, tem prática sim, mas no ginásio.
Em 2019 ainda tem aulas nos dias 3 e 17 de novembro e em 1º de dezembro.
Corrida – para praticantes e iniciantes
Todas as terças e quintas-feiras, às 19h30, o grupo Corredores de Rua de Jaraguá do Sul – Corja reúne na Praça Ângelo Piazera pessoas interessadas em dar aquela corridinha.
Geralmente tem percursos de 2,5 quilômetros a 10 quilômetros, a escolha fica por conta de cada um, conforme o desempenho pessoal fazendo o trajeto que consegue, sem exigências.
O grupo faz alongamentos na praça mesmo e sai junto para seguir os percursos. É só aparecer.
Ginástica terapêutica – para qualquer pessoa
A ginástica terapêutica promovida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul é aberta para a comunidade de forma gratuita e ocorre há três anos. O sistema de prática corporal Lian Gong fortalece e molda o corpo, previne e trata de doenças e dores. Uma chance de fortalecer o corpo e relaxar.
Locais e horários:
CEU Mestre Manequinha: às terças e quintas-feiras, a partir das 9h30.
Igreja Luterana do bairro São Luís: às terças e quintas-feiras, às 8 horas.
Associação de Moradores da Tifa Martins: às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas.
Mais informações na Secretaria de Saúde, 2106-8411.
Academias de saúde – inscrições em janeiro
Para quem não tá sabendo, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul possui duas Academias de Saúde com atividades gratuitas orientadas por um profissional de educação física.
Como está no fim de ano, entrar nesse bonde só em 2020 – mas vale a nota mental de fazer sua inscrição a partir do dia 22 de janeiro.
Todos os jaraguaenses podem participar. O objetivo das atividades é a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Tem caminhadas, circuito funcional, cross training e grupo da melhor idade.
Locais e horários:
Academia da Saúde do bairro Vieira, Rua Adolfo Tribess. Telefone: 3371-2962.
Academia da Saúde do bairro Chico de Paulo, anexa ao posto de saúde do Chico de Paulo, na Rua Erico Negherbon, 76. Telefone: 3375-2661.
Cuidados da prática boa para o corpo
Bate o calor, as pessoas ficam naturalmente mais propensas à prática de exercícios físicos. Uma caminhada de leve pode ser um bom começo para se movimentar mas, na verdade, qualquer atividade requer cuidados, conta o educador físico Lucas Fliegner.
“O primeiro passo deveria ser o de procurar uma orientação profissional, tanto do médico quanto de um educador físico, porém, é totalmente o inverso. Primeiro a pessoa quer saber de mandar ver: correr, pedalar, ir para academia. Depois de um tempo ela percebe que surgem algumas dores, que o movimento não está legal. Então ela procura ajuda”, destaca.
É preciso muita atenção ao próprio corpo. Muitas vezes a mesma atividade que é boa para uma pessoa, pode não ser para outra. Por isso o constante alerta para a busca de uma avaliação.
“Nosso corpo não é brinquedo. Esse conjunto de várias pecinhas e sistemas demandam um cuidado extremo. Fatores hormonais, histórico familiar, rotinas diárias, merecem uma atenção especial e específica, não existe receita de bolo”, finaliza o profissional.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER