O Grupo Municipal de Teatro Adulto de Jaraguá do Sul foi selecionado para participar do renomado Festival Internacional de Teatro de Guaranésia – Feteg – em Minas Gerais, que chega a sua 8ª edição em 2025.
Com o espetáculo “Assim Singrou o Barco”, a companhia representará Santa Catarina em um evento que reúne grupos de diversas partes do Brasil e do mundo. A apresentação do grupo está marcada para o dia 29 de abril, às 20h30, na Praça Cel. Paula Ribeiro, em Guaranésia (MG).
Ao todo, 75 espetáculos de 63 diferentes companhias foram inscritos no festival, que possui um processo seletivo criterioso. A avaliação das peças da mostra competitiva é feita pela Comissão Crítico, Estético, Pedagógica (CCEP), responsável por analisar os espetáculos e composta por grandes profissionais das artes cênicas, elevando o nível de qualidade e exigência técnica das apresentações.
Criado pelo Programa Bolsa Cultural em 2023, o grupo jaraguaense tem se destacado no cenário profissional. Em 2024, no VIII FESTECO, em Mariana (MG), recebeu cinco indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Thaysa Petry Lisbôa), Melhor Ator Coadjuvante (Lucas Jorge Muniz), Melhor Texto Original (Felipe da Rocha), Melhor Cenário e Melhor Caracterização.
Premiada – A atriz Thaysa Petry Lisbôa conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, “Assim Singrou o Barco” realizou uma temporada de 20 apresentações em Jaraguá do Sul, encerrando o Sarau Teatral e a Mostra de Teatro do Programa Bolsa Cultural.
Sob a direção da educadora técnico cultural Thaysa Petry Lisbôa, o grupo vem conquistando espaço no cenário teatral com produções que instigam o público e exploram novas formas narrativas. O espetáculo conta com um elenco comprometido em levar à plateia uma experiência envolvente e reflexiva.
Os artistas que compõem o grupo são: Alisson Nonato Borsuk, Arthur Prestes, Emmanuelle Furtado, Felipe da Rocha, Felipe Schwammbach, Julia Carolino, Lucas Jorge Muniz, Luiz Lansky, Otavio Bazzanella Pereira e Thaysa Petry Lisbôa.
Atualmente, o grupo está em processo criativo para a montagem do novo espetáculo “Sussurros que o Vento Esqueceu”, também escrito por Felipe da Rocha, com estreia prevista para o segundo semestre de 2025.
Para acompanhar mais novidades sobre a participação do Grupo Municipal de Teatro no festival, siga as redes sociais do grupo no Instagram @teatromunicipaljgs ou pelo site https://grupomunicipalteatro.wixsite.com/meusite.