Em apenas uma semana, a equipe do Programa de Resgate Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) registrou 41 ocorrências envolvendo animais silvestres em áreas residências de Jaraguá do Sul, sendo 10 num mesmo dia. “Pode-se dizer que temos um recorde sim. É muito resgate de animais em tão pouco tempo”, destacou o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek. O recorde de resgate de 672 animais estabelecido em 2021 poderá ser batido este ano.
Em fevereiro, a Fujama já havia registrado um pico de ocorrências com 50 resgates em 10 dias. Segundo Lempek, o aumento de agora tem como “carro-chefe” as serpentes. “Estamos num período mais quente em que esses répteis começam a sair da hibernação para buscar alimento que aumenta a possibilidade de encontro com os humanos”.
Não somente as cobras estão “dando as caras” no perímetro urbano. Mamíferos e aves como tatu, marrequinhos selvagens e principalmente gambás estão na lista da equipe do resgate de fauna. Em postagens feitas nas redes sociais da Fujama, é possível observar vídeos nos quais estes marsupiais são retirados dos lugares mais inusitados das residências.
Em boa parte trata-se de gambás fêmeas com filhotes, o que exige cuidado redobrado dos biólogos na hora de retirá-los destes locais e devolvê-los em segurança à natureza. “Com certeza, gambás e cobras são nossos principais casos diários, mas a variedade e demanda de animais é muito grande até porque Jaraguá do Sul está numa área de Mata Atlântica”, destacou Christian Lempek.
SERVIÇO DE RESGATE DE FAUNA
Durante a semana
Entre em contato com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul ou direto na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008 no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fins de semana, à noite e feriados
Esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntário
Com informações da assessoria de comunicação.