Na manhã desta quarta-feira (22), a equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatou um filhote de paca (Cuniculus paca) no bairro Vila Nova. Ela estava bastante machucada e foi encaminhada para tratamento veterinário.
Com mais de 2.500 ocorrências já atendidas pelo Programa de Resgate de Fauna desde 2017, esta foi a primeira envolvendo um animal desta espécie no Município, o que surpreendeu a Fujama.
Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, a espécie é considerada de difícil aparição e um dos animais mais caçados do Brasil. “A paca é muito sensível para o ambiente e raramente aparece nas cidades, além de ser bastante caçada por conta da sua carne. Ela também está ameaçada de extinção”, completa Christian.
A Fujama estima que a paca tenha sido atacada por um cachorro doméstico. Devido aos ferimentos, pode levar um tempo até que ela se recupere do tratamento e seja encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis, ou para soltura.
Sobre o animal
A paca (Cuniculus paca) é a segunda maior espécie de roedor, perdendo somente para a capivara. A pelagem do animal é marrom e com manchas brancas nas laterais. De grande porte, ela se alimenta de frutas, folhas, raízes e tubérculos. O habitat natural da espécie são as florestas, podendo ser encontrada desde a América Central até a América do Sul. O espécime costuma passar o dia na toca, tendo hábitos noturnos.