Compartilhe este conteúdo agora:
Poucas manifestações culturais têm tanto a cara do Brasil como o Carnaval. Presente em praticamente todo o território brasileiro, apesar de ter perdido a força nos últimos anos por aqui, a festa popular chegou em Jaraguá do Sul na década de 20.
Segundo o historiador Ademir Pfiffer, haviam desfiles de canoas ao som de um acordeão no Rio Itapocú.
De acordo com documento produzido pela historiadora Silvia Kitta, chefe do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, os desfiles ganharam ainda mais força na década de 30.
O incentivo para a popularização da festa foi dado pelo médico baiano Álvaro Batalha. Os foliões jaraguaenses utilizavam, inclusive, carros alegóricos no desfile.
Os bailes de carnaval eram realizados na Sociedade de Atiradores, no Salão Buhr, e a partir de 1938 também no Clube Aymoré, primeiro no prédio de Tufie Mahfud e depois no prédio escolar da Comunidade Evangélica
Carnaval de rua
A primeira escola de samba da cidade foi fundada em 1938. A Estrela D’Alva foi criada por Manoel Rosa, conhecido como mestre Manequinha, e começou a participar do Carnaval de Jaraguá do Sul apenas em 1950.
O grupo mais antigo do Carnaval jaraguaense participava dos desfiles mantendo a tradição. Manequinha também fundou o Bumba meu Boi no início da década de 50.
Se não pelas fotos, a história do Carnaval da cidade também foi impressa nas páginas do OCP. Em 1975, por exemplo, o O Correio do Povo relatava que um grande público compareceu no percurso entre a praça da Prefeitura e a Igreja Matriz. Ao todo, cinco mil pessoas assistiram o desfile. Dois desfiles foram feitos, no domingo à noite e na terça-feira à tarde, dos dias 9 e 11 de fevereiro de 1975.
Dez anos mais tarde, os desfiles seguiam com 3 blocos pela Rua Reinoldo Rau, contava matéria de capa então publicada.
Com passar do tempo outros blocos de carnaval foram criados. Samba no Pé, Sem Preconceito desfilaram nas ruas de Jaraguá do Sul, trazendo alegria para os foliões. O bloco mais antigo em atividade foi o Em Cima da Hora.
Grandioso desfile de rua em Jaraguá do Sul, realizado em 2007. Fotos: Arquivo OCP News
A última vez que Jaraguá do Sul teve um Carnaval de rua foi em 2016. A derradeira edição do desfile dos blocos de samba foi realizada no dia 6 de fevereiro daquele ano, no Parque Municipal de Eventos. O grande campeão foi o bloco Em Cima da Hora.
Sobre o artigo que você leu
“Antigamente em Jaraguá do Sul” é uma série que investiga, resgata e preserva a memória de histórias, rotinas, pessoas e fatos que moldaram a identidade de nossa cidade. Tem alguma curiosidade ou dica que queira compartilhar com a gente?
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER