Juntamente com a chegada do Verão vem as férias! E com ela, a vontade de fazer a famosa ”faxina”. Mas é nesse momento que devemos ligar um alerta, pois é no verão que o número de ocorrências de animais silvestres, especialmente as cobras em áreas residenciais vem aumentando.
Os biólogos da Fujama passam algumas dicas para quem for utilizar das férias para fazer uma faxina em casa, principalmente no quintal:
1)Fazer o uso de botas de borracha ou perneiras é muito importante, se possível tenha sempre em casa. Caso for mexer com algum amontado de materiais, como pilhas de madeiras, por exemplo, utilize luvas de raspa de couro (são luvas utilizadas em jardinagem).
2) Nunca tente capturar um animal sem os equipamentos necessários. No caso de serpentes neste período de fim de ano a melhor opção é chamar os bombeiros. O mesmo vale para aves e mamíferos como corujas, gambás, gatos-do-mato, cachorros-do-mato ou até mesmo os macacos. Alguns animais ao se sentirem acuados, podem se defender com mordidas ou arranhões. O melhor é evitar qualquer tipo de acidente inesperado, conte com a ajuda dos profissionais da área.
3)Uma dica extra mas muito valiosa é tentar manter o ambiente do seu quintal ou até mesmo em áreas internas da sua casa, mais limpo possível, sem acúmulo de entulhos. As cobras por exemplo, adoram montes de folhas, de compostagem, de palha, restos de madeira ou de lenha e montinhos de grama cortada, portanto limpe o seu quintal o quanto antes.
Uma informação importante é de que das 304 serpentes resgatadas este ano até o momento em Jaraguá do Sul apenas 30% eram peçonhentas. A grande maioria (70%) são inofensivas ao homem como as dormideiras, uma das espécies mais comuns no Município.’’
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) também atua como responsável no resgate desse animais, porém informa que do dia 23 de dezembro deste ano até 10 de janeiro de 2022, os resgates de animais silvestres em área urbana e residencial serão feitos exclusivamente pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul por meio do Serviço 193. A instituição socorrista é parceira da Fujama no Programa Resgate de Fauna.