O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) terminou no último sábado (28), registrando um alcance de mais de 100 mil pessoas. Durante os 21 dias do evento, foram 210 espetáculos, entre eles, três óperas, um feito inédito no festival. Nas redes sociais, o alcance do Femusc chegou a mais de 1,5 milhão de pessoas. O evento, totalmente gratuito, acontece anualmente em Jaraguá do Sul desde 2006 e é considerado o maior festival-escola da América Latina.
Em 2023, o festival comemorou 18 edições com a apresentação de aproximadamente 500 obras dos estilos clássico, antigo e da Música Popular Brasileira. O elenco foi formado por 900 músicos, entre professores brasileiros e estrangeiros e estudantes vindos de 27 países e 17 estados do Brasil. Além dos músicos, contou também com uma equipe técnica de 400 pessoas, como o administrativo, profissionais de iluminação, de sonorização, motoristas, luthiers, alimentação, limpeza e comunicação. “Foi uma experiência incrível viver mais um Femusc, que traz música, cultura, desenvolvimento artístico para crianças, jovens e adultos de todas as idades, além de movimentar a economia de Jaraguá e região”, afirmou o maestro Alex Klein, idealizador e diretor artístico do evento.
Dados apontam que o festival gerou movimentação na economia em cerca de R$ 50 milhões. De acordo com a organização, a próxima edição do Femusc já está agendada e deve acontecer de 13 a 28 de janeiro de 2024.
Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul