A exposição literária “Quarto de Despejo”, com Inspiração em Carolina Maria de Jesus, está acontecendo desde o dia 23 de outubro até 12 de novembro, na Biblioteca Municipal Rui Barbosa. O evento promove a inclusão e diversidade de autores e temas, estimulando a leitura. Os mediadores de leitura são os alunos do 2º ano do EEM Prof. Lino Floriani, que trazem a releitura da obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus.
O projeto desenvolvido pela professora Laura Ap. Pires Silveira tem o objetivo de promover uma leitura crítica e a expressão artística dos alunos, estimulando a compreensão das questões sociais e históricas abordadas na obra. Após a conclusão da leitura e debate dos temas, os estudantes desenvolveram pinturas com giz pastel, grafite e lápis de cor, sob a orientação da artista Liandra Vitória Rocha.
Carolina Maria de Jesus (Sacramento, 14 de março de 1914 – São Paulo, 13 de fevereiro de 1977) foi escritora, compositora, cantora e poetisa brasileira. Ficou famosa por seu primeiro livro, Quarto de Despejo: Diário de u
ma favelada, publicado em 1960 com auxílio do jornalista Audálio Dantas. O livro fez um sucesso estrondoso, tendo vendido 10 mil exemplares em apenas uma semana. Foi traduzido para 13 idiomas e distribuído em mais de 40 países. A publicação e a tiragem recorde, cerca de 100 mil em três edições sucessivas, revelam o interesse do público e da mídia da época pelo ineditismo da narrativa da favelada catadora de papéis e de outros lixos recicláveis. Carolina Maria de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte da vida na favela do Canindé, na zona central de São Paulo.
Exposição: “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus por meio da Arte;
Local: Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa;
Data: de 23/10 a 12/11;
Horário: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.