Exibindo um céu colorido por parapentes e asas deltas, Jaraguá do Sul é a famosa terra do voo livre. Vem sentir um gostinho de como é ver a cidade por outro ângulo!
Quem mora em Jaraguá do Sul com certeza já viu pelo menos uma vez na vida um ou mais parapentes ou asas deltas sobrevoando a cidade. Jaraguá do Sul é muito conhecida pelo esporte, pois aqui na cidade fica a primeira empresa e única das américas na fabricação de parapentes e acessórios para o voo livre, a SOL Paragliders.
A prática na cidade começou no fim década de 70, quando iniciou a construção da estrada que dá acesso ao Morro das Antenas, criando a condição para que Jaraguá do Sul viesse a se tornar um polo do voo livre, conhecido nacionalmente e internacionalmente.
Em 1979 um dos pioneiros da asa delta no Sul do Brasil – um alemão chamado Karl, veio a Jaraguá do Sul e realizou diversos voos sem contar com qualquer infraestrutura, decolando da beira do penhasco antes das antenas.
Em 1982 começaram a ser construídas as primeiras rampas específicas para a prática e, no mesmo ano, jaraguaenses começam a se interessar pelo esporte – Antonio Weinfurter, Decio Marcelino, Marcio Mielcke e Ary Carlos Pradi foram os primeiros pilotos da região. Em 1985 foi fundado o Jaraguá Clube de Voo livre.
O parapente apareceu pela primeira vez na região pelas mãos do empresário Walter Weege em 1989.
Com a fundação da SOL Paragliders em 1991, Jaraguá do Sul começava a receber pilotos dos mais diferentes lugares do mundo.
E desde então a cidade é conhecida por ser referência quando o assunto é voar!
Como é a experiência?
Essa pergunta é bem pessoal, cada pessoa quando está lá em cima sente uma sensação diferente, em geral é um misto de emoções. Comigo escorreu até uma lágrima!
Para fazer o voo, a equipe responsável lhe espera no local onde será seu pouso. Aqui em Jaraguá do Sul o encontro foi no Clube de Voo que fica na Ilha da Figueira. Chegando lá pude visualizar outras pessoas já pousando e comecei a sentir um frio na barriga ao pensar que logo seria eu descendo de parapente.
Então começa o trajeto, na subida ao Morro das Antenas fomos com o carro da equipe da escola Radical Fly, acompanhadas pelos pilotos Célio Castro e Anderson Tibes.
Chegando no Morro das Antenas, ao descer do carro já foi possível ver vários pilotos e voos duplos acontecendo. O dia estava propício para a prática e a paisagem é sem dúvidas exuberante!
A hora mais esperada
Para dar início à aventura, o piloto Célio, da escola de parapente Radical Fly, preparou o equipamento e fez todos os ajustes. São procedimentos simples, o piloto lhe entrega a câmera que capta todas as fotos e vídeos do passeio e a única exigência para o momento é que não se deve sentar enquanto o parapente começa a levantar, basta olhar para a frente e correr!
Assim que você sente seus pés saírem do chão vem um frio na barriga, que logo dá lugar ao encanto de conseguir ver Jaraguá do Sul e região de um ângulo jamais visto. É magnífico! Muito difícil encontrar palavras para descrever o que sentimos quando estamos voando. Mas você pode ter uma ideia no vídeo:
Essa foi minha experiência, no geral de uma forma muito segura, divertida e cheia de emoção!
Mas, e você? Teria coragem, já pensou nessa ideia? Voaria de parapente?
Se você topa encarar um desafio como esse, nos dias 21 a 24 de Julho acontece a Natural Fest, evento onde você encontrará a Radical Fly e outras escolas de voo que estarão lá para lhe mostrar tudo sobre esse mundo!
Aqui você confere tudo sobre esse mega evento, voltado para amantes do esporte, natureza e atividades ao ar livre.
Então, marque na sua agenda e compartilhe com os amigos! Nos dias 21 a 24 de julho, você tem esse encontro marcado no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá!