Jaraguá do Sul é uma verdadeira cidade do futuro, considerada a melhor entre os municípios de médio porte para viver no Brasil, de acordo com o Anuário IstoÉ de 2022. Além de estar em constante crescimento econômico, ter uma gestão de destaque e expansão que segue avançando, também tem foco na Educação, com índices que mostram a dedicação da gestão atual.
Para o prefeito Jair Franzner, “investir em Educação é pensar em melhor qualidade de vida para os cidadãos, ainda que os resultados sejam colhidos a médio e longo prazos”. Ele diz que os benefícios de uma escola acolhedora, inclusiva e com boa infraestrutura ultrapassam os limites da comunidade e refletem em autonomia e segurança para novas gerações que em breve irão ingressar no mercado de trabalho.
O Município está focado na ampliação, recuperação e construção de escolas e creches, além de investir na melhoria das condições de infraestrutura educacional. Isso inclui a capacitação dos professores e contratação de profissionais por área de conhecimento, além de psicólogos para apoio aos alunos que foram prejudicados pelos efeitos da pandemia. Todo esse esforço faz com que a taxa de escolarização de seis a 14 anos seja de 98,3% em Jaraguá do Sul, segundo dados do IBGE.
Educação financeira
As aulas de educação financeira nas escolas da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul fornecem um leque de conhecimentos essenciais para o futuro dos alunos, que em grande parte nunca tiveram contato com finanças.
Oferecidas para alunos do primeiro ao quinto ano das escolas municipais, as aulas abordam conteúdos relacionados a dinheiro atual e antigo, troco, história do salário, produção, organização, consumo consciente, cuidados com o dinheiro, planejamento e vários outros.
Educação artística
O Projeto de Oficinas Artísticas na Scar é uma parceria entre a entidade e a Secretaria Municipal de Educação e oferece para centenas de estudantes de escolas municipais a possibilidade de conhecer um pouco das quatro linguagens artísticas: artes visuais, teatro, música e dança.
As aulas ocorrem na Scar, em ciclos de nove semanas para cada unidade escolar, com previsão de atender três ciclos e 1.200 estudantes neste ano. As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar, possibilitando o compartilhamento de saberes e de produções entre os alunos de várias idades e professores especialistas nas modalidades artísticas oferecidas.
Projeto de musicalização
Nos últimos meses, a Secretaria de Educação investiu R$ 294 mil para adquirir 742 instrumentos musicais para as aulas de musicalização da educação infantil da rede municipal de ensino. O investimento é direcionado a quase seis mil crianças das turmas de berçário, maternal e prés de centros de educação infantil e de escolas municipais. O objetivo é desenvolver a musicalização entre os pequenos, promover a convivência com diferentes manifestações artísticas e culturais e vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, entre elas, a música. Também foram adquiridos livros relacionados ao tema.
Biblioteca em casa
Outra iniciativa da Secretaria Municipal de Educação busca incentivar a leitura, assim os alunos da rede municipal têm direito a uma biblioteca em casa. Foram adquiridos cerca de 30 mil novos exemplares para as escolas neste ano, com obras clássicas da literatura e livros que abordam temas como educação financeira e empreendedorismo, história e geografia.
O investimento de R$ 2,3 milhões busca incentivar a leitura e a educação financeira dos estudantes e intensificar a prática da leitura e escrita nas escolas, através de projetos de leitura ministrados pelos professores em sala de aula.