Quem nunca se deparou com aquelas receitas malucas, cheias de ingredientes estranhos que prometem ser milagrosos para os cabelos, pele, as unhas, ou até mesmo clarear os dentes?
É possível que você até já tenha experimentado algumas delas! Mas será que funcionam?
De todas as receitas e misturas milagrosas que circulam por aí, uma delas diz que a casca de banana, por exemplo, pode ajudar a clarear os dentes. Não parece algo muito lógico, mas na verdade isso já foi tentado por muita gente. O carvão ativado também é um produto muito conhecido e famoso na internet para deixar os dentes mais branquinhos.
Mas a verdade é que nem sempre o que vemos nas redes sociais e na internet em geral são verídicas. Frequentemente nós acabamos acreditando nessas informações falsas.
Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP trouxe diversas evidências científicas de que produtos como a casca de banana, a cúrcuma (também conhecida como açafrão da terra) e o carvão ativado, tão indicados na internet como opções caseiras para clareamento dental, são ineficazes. Além de não ajudar, ainda podem provocar sérios danos aos dentes.
A cúrcuma e a casca da banana podem causar certo amarelamento da cor dos dentes, principalmente após maior tempo de utilização, devido à própria composição desses materiais, explica Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza, professora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Forp.
Segundo a especialista, o carvão ativado, quando utilizado para escovação, pode provocar “efeito adverso, que é um aumento drástico da rugosidade desse dente”, o que leva ao seu enfraquecimento, desgaste de esmalte, maior retenção de resíduos alimentares e manchas ao longo do tempo de uso.
Por isso, é muito importante que antes de aderir a essas técnicas disseminadas nas mídias sociais, é indicado consultar as opiniões de profissionais habilitados, como nesse caso, os dentistas e cirurgiões-dentistas.