Buscar pelo imóvel ideal para a família é uma verdadeira aventura. São diversas opções no mercado, mas se você deseja que seja um lugar perfeito para viver, precisa certificar-se de que a casa ou apartamento está associada às suas possibilidades e necessidades, considerando também quem mora ou irá morar com você.
Mas, afinal, como escolher da melhor forma o imóvel perfeito para a sua família diante de tantas possibilidades? Para não acabar tomando uma decisão errada, é preciso estar atento a várias questões. Veja algumas dicas para ajudar você a ter sucesso na busca por um novo imóvel:
Defina o que a sua família precisa
A moradia é uma parte integrante de uma família, por isso, na hora de comprar um imóvel, é imprescindível pensar na realidade e rotina de todos que vão viver na casa ou apartamento.
É necessário pensar se vale a pena ter ambientes como áreas de lazer para as crianças, academia, piscina, churrasqueira ou outras atividades que podem ser feitas na ruas, mas a rotina dos moradores é facilitada quando existe a possibilidade de fazer dentro da casa ou condomínio. Por isso, faça uma boa avaliação do imóvel durante a visita considerando novas possibilidades de lazer.
Outros pontos importantes são a quantidade de cômodos da casa, se existe a presença de animais de estimação e até se algum dos moradores tem alguma necessidade especial. Em casos assim, o ideal é que os cômodos principais, pelo menos, sejam bastante espaçosos. Então, invista seu tempo para considerar o que cada cômodo precisa suportar.
Escolha entre casa ou apartamento
Na hora de alugar ou comprar, escolher entre uma casa e um apartamento é um dos principais dilemas de quem está buscando um novo lugar para morar.
Não existe uma opção melhor do que a outra, mas uma delas se enquadra mais na realidade de cada um. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, sendo que cabe a você decidir o que melhor se encaixa em suas necessidades.
Muitas pessoas só sentem privacidade quando moram em uma casa, afinal, pode-se fazer o que quiser sem se preocupar com regras de um condomínio, desde que com respeito ao espaço dos vizinhos. Além disso, a casa pode contar com um jardim e espaço para criar um pet, ter várias plantas e local para os pequenos se divertirem.
Diferente de apartamentos, a casa não exige taxas condominiais, mas é preciso lembrar que toda a manutenção da propriedade deverá ser feita por você.
O apartamento é uma das principais opções para quem busca privacidade e segurança. Dentro de um condomínio, você precisa preocupar-se apenas com o interior de sua propriedade e toda a manutenção externa é realizada pelo proprietário do prédio.
Mesmo com o pagamento da taxa condominial, a segurança de morar em um condomínio pode compensar os valores pagos. Por outro lado, verifique sempre as regras do condomínio em relação a animais, pois alguns locais não aceitam a presença de pets.
Tire fotos ou filme o imóvel
Na hora da visita a casa ou apartamento, a euforia e agitação do momento pode te atrapalhar e não deixar pensar em todas as questões. Além disso, a visita costuma acontecer em mais de um imóvel, e para não confundir nada, as fotos e vídeos são importantes.
Para manter tudo ainda mais organizado, uma dica é separar em pastas com a descrição do imóvel e do cômodo fotografado. Isso evita que as fotos se misturem e você confunda os lugares.
Verifique a documentação necessária
Uma verificação minuciosa da documentação necessária deve ser realizada. Qualquer empreendimento exige documentos e certa burocracia e a falta de uma formalização dentro da lei pode impedir que o negócio seja feito.
Para que tudo corra com tranquilidade, você pode procurar pela ajuda de um profissional especialista em negócios imobiliários, que vai te orientar a respeito dos processos.
Se a sua compra for à vista, pode ser necessário contatar o cartório para transferir o imóvel, por exemplo. Caso seja feito um financiamento imobiliário, é a instituição financeira que dirá qual é o processo de análise e documentação de compra.
Estude a região
Embora muitos tenham foco apenas na casa ou apartamento, a região onde o imóvel está localizado é tão importante quanto. Dessa maneira, ele deve ser considerado desde o começo das suas buscas pela casa própria ideal. Isso porque a região pode favorecer ou desfavorecer o investimento, dependendo das suas necessidades.
Agora é a hora de analisar questões como o clima da região, verificar se é agitado ou tranquilo, se possui vizinhos e estabelecimentos próximos e também a proximidade dos locais que os moradores costumam frequentar, como trabalho ou escola das crianças.
Faça um planejamento com calma
Não se afobe na hora de escolher um imóvel. O mercado está em constante crescimento e várias propriedades estão surgindo todos os dias, então, não tome uma decisão precipitada.
Jamais tome atitudes no impulso e faça o negócio com calma para evitar qualquer tipo de problema no futuro. Analise sempre todas as suas opções com muita calma.
Vários aspectos devem ser analisados para entender qual é a demanda e as necessidades da família. Jaraguá do Sul tem várias imobiliárias com anos de experiência no ramo, locais que contam com profissionais capacitados que podem auxiliar na hora de realizar o sonho da casa ou apartamento próprio. Você pode conhecer algumas em setemelhores.com.