Dia 13 de Abril é comemorado o Dia do Beijo, e por trás da data existe uma lenda e algumas curiosidades, vem com a gente!
Existe uma razão para essa data existir, você sabia? A seguir, o Por Acaso te conta a lenda por trás desta história, quem protagonizou o primeiro beijo e muitas curiosidades da data.
A lenda
No século 19, em uma pequena vila da Itália, morava um rapaz chamado Enrique Porchelo. Além de ser famoso por seu charme, ficou conhecido também por ter beijado praticamente todas as mulheres de sua comunidade. Os próprios moradores da região gostavam de contar a fama do rapaz e sustentavam a história.
Até que um dia, um padre que também pertencia à comunidade, cansado da fofoca rolando, anunciou que daria um prêmio para a primeira jovem que anunciasse que não tinha beijado Enrique.
Se você pensa que a fila era grande para o prêmio, está enganado, não apareceu ninguém!
E tem mais: dizem que esse tesouro prometido pelo padre está perdido em algum lugar da Itália desde que a “competição” foi anunciada, em 13 de abril de 1882.
Não se sabe exatamente a origem deste pequeno conto, mas ele é famoso na Europa e acredita-se que a origem do Dia Internacional do Beijo venha daí.
Onde surgiu?
O primeiro registro do ato que existe veio do Oriente, do povo Hindu. Em tese, ele foi citado, em 1200 a.C, no livro védico Satapatha (textos sagrados baseados no bramanismo). A passagem dizia: “Amo beber o vapor de seus lábios”. Romântico né?
O primeiro beijo
Você sabia que o primeiro beijo da história do cinema foi no filme mudo “The Kiss”, em 1896? Com apenas 26 segundos, o curta de Thomas Edson na época foi um escândalo, houve editoriais desaprovando a cena em jornais, além de ter sido denunciado como uma cena chocante e obscena, levando a Igreja Católica a pedir censura e reforma moral – já que beijar em público nesse período podia render até um processo criminal. Isso por que na época era censurado, e considerado atentado ao pudor, um ato criminoso.
E aí, conhece algum Enrique Porchelo no seu círculo de amigos? Ou tem aquele amigo (a) beijoqueiro? Manda essa matéria para ele (a)!