No dia 19 de julho comemora-se o Dia da Caridade, que conscientiza a comunidade sobre a prática da solidariedade e incentiva as pessoas a adotarem a expressão “fazer o bem” como filosofia de vida. Em Jaraguá do Sul, o pensamento de ajudar alguém está presente durante todos os dias do ano, praticado por pessoas que realizam ações de trabalho voluntário e buscam auxiliar o próximo sempre que possível.
Tem voluntários que se dedicam aos serviços de saúde, acolhimento de animais abandonados, preservação do meio ambiente, auxílio de famílias carentes e até mesmo atendem situações de risco, como é o caso dos Bombeiros Voluntários. O primeiro passo para se voluntariar a alguma organização é descobrir uma causa com a qual você se identifica.
Você tem vontade de contribuir com essa corrente do bem, mas não sabe por onde começar? Dedicar um tempo do seu dia a ajudar o próximo é um ato de caridade e nós vamos te mostrar alguns lugares de Jaraguá do Sul onde é possível fazer trabalho voluntário ou realizar uma doação:
Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer presta assistência gratuita a pacientes com câncer e a comunidade em geral. A entidade está à frente de projetos importantes que trazem um pouco mais de alegria aos momentos difíceis causados pela luta contra a doença. Oferece desde exames preventivos do colo de útero e de toque de mama para a comunidade, até atendimentos a pacientes oncológicos, como assistente social, fisioterapeuta, psicólogas, médica ginecologista, enfermeira, acupunturista, yoga, reiki e assessoria jurídica.
Atualmente conta com aproximadamente 100 voluntários, entre fixos e prestadores de serviços, que são profissionais como reikianos, palestrantes, terapeutas, advogados e nutricionistas que fazem atendimentos eventuais. Contam com voluntários cuidando do bazar, dando apoio a pacientes em tratamento, organizando eventos sociais, palestras de apresentação e momentos de conscientização sobre a prevenção. Cada pessoa se encaixa em uma área diferente de voluntariado, que pode ser definida de acordo com as habilidades pessoais de cada um.
Se você se interessa em ser um voluntário, entre em contato pelo telefone (47) 3275-0268. A instituição fica na rua Procópio Gomes de Oliveira, 801, no Centro.
Rede de Saúde do Homem
Os homens brasileiros vivem, em média, 7 anos e 2 meses a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além do câncer, doenças cardiovasculares e infartos. Por conta disso, é essencial mantê-los informados da importância de ter hábitos saudáveis e um acompanhamento de saúde preventivo e regular. Essa é a missão da Rede de Saúde do Homem, que promove palestras, orientações e encaminhamentos médicos para a comunidade de Jaraguá do Sul e região.
Eles costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas, mas hábitos como autocuidado, adoção de uma melhor alimentação, uso moderado de bebidas alcoólicas e inserção de atividade física na rotina podem aumentar as chances de envelhecimento saudável. Os voluntários do lugar são motivados pela vontade de mostrar a importância de consultas médicas regulares e fazer a diferença na saúde da comunidade jaraguaense.
Entre em contato pelo telefone (47) 3279-4042. O lugar fica na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, 311, no Centro.
AMA – Associação de Amigos do Autista
Contribuir para a autonomia e inclusão do autista, promover atendimento capacitado e especializado em serviços de assistência social, educação e saúde estão entre as missões da Associação de Amigos do Autista (AMA). O foco é proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna, com trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade. Também oferecem à família da pessoa com autismo instrução para a convivência no lar e em sociedade, além de promover e incentivar pesquisas sobre o autismo.
A história do projeto começou em 1983, quando o autismo era totalmente desconhecido pela maior parte das pessoas. Foi então que um grupo de pais de crianças autistas resolveu se reunir e criar uma instituição que ajudasse a construir um futuro mais acolhedor para os seus filhos, além de proporcionar a eles uma maior independência e produtividade.
Os projetos são promovidos pela ação de um grupo de voluntários, convênios e contribuições da sociedade. Para contribuir, entre em contato pelos telefones (47) 3370-1555 ou 3373-8863. Visite a sede na rua Gustavo Friedemann, 143, na Vila Lalau, em Jaraguá do Sul.
ONG Sol
A ONG Sol – Grupo de Solidariedade, iniciou suas atividades no mês de janeiro do ano de 2012. É focada na proteção social básica às pessoas com deficiência e idosas. O atendimento é realizado através de uma visita à casa dessas pessoas, onde é feito um levantamento para receber o acompanhamento da equipe técnica, composta de assistente social e psicólogo. Além disso, é possível receber auxílio para custear o que for necessário, como fraldas infantis e geriátricas, suplemento alimentar e caixas de leite.
Em alguns casos, também ocorre auxílio no pagamento de terapias complementares para o tratamento, como equoterapia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia e psicoterapia. A comunidade pode fazer doações materiais ou financeiras para auxiliar na manutenção do projeto.
Para ser um voluntário do projeto ou fazer uma doação, entre em contato pelos telefones (47) 3270-3500 ou (47) 3270-3513. A sede fica em Jaraguá do Sul, na Rua Júlio Tavares da Cunha Mello, 107, no Centro.
Programa Espaço Alternativo (Peal)
O Programa Espaço Alternativo (Peal) é uma instituição filantrópica de assistência social e educacional sem fins lucrativos, que nasceu da necessidade de alternativas sadias para as crianças permanecerem no contraturno escolar. Quando os pais saem para trabalhar, muitas crianças não possuem um local seguro para ficar, ficando expostas a todo tipo de vulnerabilidade social. O objetivo da instituição é proteger essas crianças dos perigos sociais das ruas, além de proporcionar atividades lúdicas e criativas e diversos tipos de conhecimento para os pequenos.
São realizadas várias atividades, como auxílio e apoio na realização das tarefas escolares, prática de esportes e brincadeiras, desenvolvimento de habilidades manuais, físicas, interpessoais, cognitivas, sociais e espirituais e até oportunidade de aprendizagem de algum instrumento musical. O Peal funciona em várias cidades da região, mas em Jaraguá do Sul a sede atende crianças de seis a 10 anos e funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.
Conheça mais na rua Júlio Pedri, 58, na Vila Nova ou entre em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 9 9670-9535.
Mãos Solidárias
O foco são crianças de Jaraguá do Sul e região que precisam de tratamento médico, consultas, próteses, exames e tratamentos mais caros que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou, quando oferecidos, demoram excessivamente. O grupo trabalha fazendo eventos e bazares para arrecadar dinheiro para resolver problemas de saúde dos pequenos. Os voluntários podem integrar o grupo ou apenas ajudar em eventos específicos.
Se você se interessar em ajudar, entre em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 9 9650-4634. O local fica na rua João Januário Ayroso, 2286, no Jaraguá Esquerdo.
Gang dos Patinhas
A Gang dos Patinhas Poverellos é uma das maiores ONGs de proteção animal de Jaraguá do Sul. Anualmente, a ONG realiza bazares, feiras e outros eventos para ajudar centenas de bichinhos. Auxiliam no pagamento de cirurgias, encaminhamento de castrações e consultas veterinárias.
O grupo está sempre à procura de pessoas que possam ajudar em eventos que arrecadam fundos para os animais, como bazares e feiras. Também precisam de lares temporários para cães e gatos, ração e ajuda financeira para pagar as hospedagens e diárias em clínicas. Para ajudar a entidade de alguma forma, entre em contato com a voluntária Kelly, através do telefone e WhatsApp (47) 9 8865-0943.
Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ)
O hospital é um ambiente em que as pessoas geralmente estão mais vulneráveis, precisando de uma palavra de incentivo ou ato de solidariedade. É isso que faz a AVSJ (Associação de Voluntários do Hospital São José). A equipe é separada em vários grupos de pessoas, que se dividem em diferentes tarefas que fazem uma grande diferença na vida de quem está no hospital, seja para acompanhar um familiar ou tratar uma enfermidade. Conheça alguns:
Grupo Amoração
O objetivo do grupo Amoração é a organização de eventos para captação de recursos para subsidiar as atividades da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ) e seus projetos, entre eles, a Casa São José.
Grupo Cantores de Deus
Mensalmente – no primeiro domingo do mês – e em datas comemorativas o Grupo Cantores de Deus realiza apresentações de cantos religiosos nos corredores e setores de internação para pacientes, acompanhantes e funcionários.
Grupo do Conforto Oncológico
O objetivo dos voluntários do Conforto Oncológico é acolher diariamente pacientes em tratamento no setor de Oncologia e seus acompanhantes, fornecendo apoio, carinho e alimentação.
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo da Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul é composto por membros da ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), que realizam o trabalho voluntário auxiliando na gestão do Hospital São José.
Grupo do Coral
O grupo é composto por voluntários e funcionários do hospital, com o objetivo de animar as missas que acontecem na Capela do HSJ, retiros e eventos.
Grupo de Oração Divina Misericórdia
Todas as quartas-feiras de manhã o grupo se reúne na Capela do HSJ para oração pelos pacientes, familiares e funcionários do hospital.
Grupo Mãos Fraternas
O grupo oferece suporte como acompanhantes para pacientes sem familiares.
Grupo Ministros da Eucaristia
O objetivo do grupo é a distribuição da santa eucaristia nos quartos aos pacientes. Também auxiliam nas missas que acontecem na Capela do HSJ.
Grupo Saracura
O grupo realiza atividades de interação e humanização semanais e em datas comemorativas através de apresentações teatrais, cantos, brincadeiras e palhaçaria com os pacientes, acompanhantes e funcionários.
GPS
O grupo GPS atua durante a semana nos períodos matutino, vespertino e noturno e tem como objetivo de acolher e orientar os visitantes e familiares, proporcionando segurança, alívio e conforto.
Você pode se candidatar para ser um voluntário no site www.hsaojose.com ou entrar em contato com o hospital São José pelo telefone (47) 3274-5000.
Doutores Sementinhas
O projeto Doutores Sementinhas realiza visitas ao Hospital Jaraguá todos os fins de semana e atualmente recebe inúmeros convites para participar de ações sociais, ações educativas e em igrejas. Ao longo dos 13 anos de projeto, mais de 300 voluntários participaram do grupo. É possível se disponibilizar para fazer parte também, pois de tempos em tempos abrem inscrições para o projeto.
Além das visitas, o grupo promove doações de alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza, sempre quando solicitado por alguma entidade ou pessoas em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um grupo totalmente voluntário, então as ações contam com o apoio da comunidade.
As ações do projeto Doutores Sementinhas podem ser acompanhadas nas redes sociais do grupo: @doutoressementinhas no Instagram e facebook.com/doutoressementinhas. Fique ligado para saber quando abrem inscrições para fazer parte do voluntariado.
Projeto A Semente
O Projeto A Semente, idealizado por Denise Schiochet e Souza, não possui fins lucrativos. O objetivo principal é entregar sementes na forma de um lenço, em conjunto com uma mensagem de esperança, solidariedade e amor, que incentiva pacientes a continuar na luta contra o câncer.
Além da distribuição das sementes, são realizadas palestras em empresas, entidades de saúde e instituições de ensino, levando uma mensagem de conscientização, esclarecimento e esperança a pacientes, familiares e comunidade.
Contam com vários voluntários, entre costureiras, passadeiras, dobradeiras e outros profissionais que entram em contato com empresas e pessoas físicas em busca da contribuição e doação de materiais e mão de obra para a confecção, montagem e envio das sementes. Entre em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 9 9104-6510.