O hambúrguer é um dos pratos mais consumidos e adorados do mundo, pela praticidade de preparo e sabor único que proporciona com suas combinações. Tem opção para carnívoros, vegetarianos, veganos, versão light, para comer em casa ou no estabelecimento, basta chamar a galera e aproveitar! Veja algumas curiosidades sobre essa lanche especial:
Onde surgiu?
Apesar do hambúrguer ser um dos pratos típicos dos Estados Unidos, o lanche já era consumido muito antes por povos antigos. Os tártaros modelavam a carne assada em formato redondo para consumí-la dentro do pão, um alimento prático e rápido para servir as tropas que invadiram a Europa no século XIII.
No século XVII, a ideia foi levada para açougues da cidade de Hamburgo, na Alemanha, que era conhecida na época pelo comércio de carnes. Lá, foram desenvolvidas novas técnicas para moer carne e colocados temperos e especiarias diferenciados, tornando a opção um sucesso nas vendas locais, pois era saborosa e tinha baixo custo.
Popularização do lanche
Os americanos são responsáveis pela popularização mundial do hambúrguer. Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos, apresentando a famosa receita que até hoje é muito apreciada e ganha constantemente novas versões.
Quando se fala em uma refeição tipicamente americana, a maioria das pessoas costuma pensar em um hambúrguer suculento e saboroso. Não é à toa que o país é conhecido internacionalmente por conta dos clássicos sanduíches recheados com carne e outros ingredientes.
Como chegou ao Brasil?
Conta-se que os soldados americanos trouxeram o lanche para o Brasil quando ocuparam bases aéreas no Nordeste, durante a Segunda Guerra Mundial, e consumiram hambúrgueres para diminuir a saudade de casa.
A primeira hamburgueria brasileira surgiu quando Robert Falkenburg, campeão de tênis norte-americano também conhecido como Bob, decidiu encerrar a carreira no esporte e virar empresário.
Foi então que uma pequena loja localizada em Copacabana, inaugurada como uma sorveteria um ano antes, foi transformada em hamburgueria em 1952 e recebeu o nome de Bob’s. Além do hambúrguer, o cardápio tinha outros lanches, milk-shake e batata frita.
Vendo o sucesso da marca de Robert, empresários americanos não quiseram ficar para trás e decidiram acompanhar a tendência, por volta de 1960. Em pouco tempo, a cidade ganhou inúmeras hamburguerias que lembravam o estilo americano, tanto na decoração quanto nos cardápios.
Já o McDonald’s chegou ao Brasil com uma unidade também em Copacabana, em 1979, e só dois anos depois abriu uma filial na capital paulista.
Mais pedido no delivery
Uma pesquisa divulgada em dezembro de 2022 indicou que o hambúrguer foi o prato mais pedido no Brasil durante todo o ano, com média de mais de 583 mil pedidos por mês.O levantamento levou em consideração apenas grandes redes de restaurantes, nos quais os usuários gastaram aproximadamente R$ 60 por pedido.
Os dados são da plataforma Hubster, que gerencia aplicativos de entrega de comida. Na segunda posição, está o frango frito, açaí, batata frita, sorvete, pizza e milk shake. Em 2021, as comidas mais pedidas no delivery foram hambúrguer, carne bovina, sanduíches e wraps.
Hambúrguer pode ser nutritivo
Sim! O pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas é importante reforçar que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, não se deve esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não exagere.
Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo. Saiba mais sobre as melhores hamburguerias da cidade em setemelhores.com