A Copa do Mundo deste ano de 2022 promete ser a mais inovadora de todos os tempos. O Catar, país sede da competição, promete muito investimento e tecnologia de ponta! Listamos aqui as curiosidades e informações sobre os estádios que farão essa edição ser tão especial.
Desde sua primeira edição, que ocorreu no Uruguai, em 1930, todas as Copas do Mundo foram realizadas no meio do ano. Porém nesse ano de 2022 o evento será ao final do ano, no mês de novembro. A mudança na data ocorre devido ao Catar, país no oriente médio, ser extremamente quente. Portanto, os jogos ocorrerão no inverno, para que tanto os atletas quanto os torcedores não sofram muito com a temperatura.
O que surpreende é o fato da climatização não ser somente nas áreas internas dos estádios, como camarotes e vestiários, mas sim em todo o espaço, inclusive no campo de futebol.
Estádio Khalifa (Doha)
O estádio Khalifa é o mais tradicional do país. Está localizado em Doha (capital do Catar) e tem capacidade para 40 mil torcedores. Os jogos serão realizados nesse local até as quartas de final.
Estádio Al Janoub (Al Wakrah)
O estádio está localizado na cidade de Al Wakrah e tem capacidade para 40 mil pessoas. Foi o primeiro construído e entregue pelo comitê organizador da Copa, em maio de 2019. Receberá partidas até as quartas de final da Copa.
Estádio Lusail (Lusail)
O Estádio de Lusail está sendo construído dentro de uma nova cidade que tem o mesmo nome. Localizada a 20 quilômetros da capital Doha, Lusail foi durante décadas uma vila isolada no meio do deserto, mas agora faz parte de um projeto ousado de modernização.
Estádio Al Bayt (Al Khor)
O Estádio Al Bayt, segundo maior da Copa do Mundo, chama a atenção com design que remete à cultura local por dentro e por fora e ainda tem habitações de luxo. A inspiração é nas “Bayt Al Sha’ar”, nome dado às tendas que os povos nômades do deserto armavam nos locais onde decidiam passar algum tempo nas areias. O design reflete a cultura do país e como as pessoas costumavam viver.
Estádio Ahmad bin Ali (Al Rayyan)
O Estádio Ahmad bin Ali está localizado na cidade de Al Rayyab. Sua capacidade original é de 22 mil pessoas, mas será ampliada para 44 mil para a Copa.
Estádio Al Thumama (Doha)
Também localizado em Doha, o estádio Al Thumama receberá até 40 mil torcedores e sediará os jogos até as quartas de final da Copa.
O arquiteto catariano Ibrahim M. Jaidah, responsável pelo projeto, o fez baseado em um boné gahfiya, uma homenagem ao clássico “boné árabe”, conhecido mundialmente.
Estádio Education City (Doha)
O estádio Education City recebeu esse nome por estar integrado ao ambiente de universidades no Catar. Possui capacidade para 40.000 pessoas e fica a 7 quilômetros do centro da cidade. Sua construção é inspirada nas formas geométricas da arquitetura islâmica tradicional.
Estádio 974 ou Ras Abu Aboud (Doha)
O estádio Porto de Doha (Ras Abu Aboud Stadium ou 974 Stadium) é edificado inteiro por uma estrutura de contêineres, com capacidade para 40 mil torcedores. Ao final da Copa, ele será todo desmontado e suas peças serão enviadas para contribuir com o desenvolvimento social e esportivo em vários países.