A pizza é muito conhecida por fazer parte da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como a maioria das pessoas imagina. A iguaria é elaborada com massa fermentada de farinha de trigo, recheada com molho de tomate e revestida de diferentes sabores, como queijos, carnes defumadas ou não, ervas e até legumes e doces. Por último, um toque de orégano ou de manjericão e é levada ao forno. Conheça diferentes curiosidades sobre a pizza na história do mundo:
Primeiros marcos da história da pizza
Na história da pizza, diferentes culturas afirmam ter criado a primeira de todas. Uma comida similar foi preparada primeiro na era Neolítica, com nomes variados, mas o prato consistia em uma massa assada com diferentes coberturas .Entretanto, foi em Nápoles que a primeira pizza de verdade foi preparada, por volta dos anos 1600. A ideia é que fosse vendido para que as pessoas comprassem as fatias e consumissem de forma prática, o que levou a uma mudança nos hábitos alimentares dos italianos.
A popularidade aumentou quando alguns membros da realeza se apaixonaram pela pizza. Os responsáveis foram o Rei Umberto I e a Rainha Margherita, enquanto eles visitavam a cidade de Nápoles em 1889 e desejavam conhecer a culinária local. Foi então que o pizzaiolo Raffaele Esposito preparou uma opção com molho de tomate, muçarela e manjericão – para homenagear a bandeira italiana. A rainha ficou encantada, e desde então, como forma de homenagem, esse tipo de pizza é conhecida como marguerita.
Tempos depois, a pizza se popularizou na Itália. Os reis italianos tiveram um grande papel na disseminação, mas ela se limitava ao país. A primeira pizzaria nos Estados Unidos foi aberta em 1905, por Gennaro Lombardi e ficava localizada em Manhattan. Pouco tempo depois, em 1910, o Brasil ganhou sua primeira pizzaria, no bairro do Brás, em São Paulo, com a imigração dos italianos para países das Américas com o objetivo de buscar melhores empregos.
História da pizza no delivery
Já a moda do delivery começou nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, era necessário alimentar soldados famintos, que também estavam sentindo falta de seus pratos favoritos, como a pizza. Porém, eles não poderiam ir até as suas pizzarias favoritas. Foi então que uma loja da cidade de Nova Iorque começou a oferecer o serviço de levar pizzas até os soldados, armazenadas em containers e transportadas. Já o delivery mais parecido com o de hoje em dia surgiu em Los Angeles alguns anos depois.
Desde então, a praticidade para pedir pizza só aumentou, além da qualidade, a segurança na entrega e agilidade também. O que é trabalho de aprimoramento de muitos anos de história da pizza.
Pizza no Brasil
A primeira pizzaria foi aberta no Brasil em 1910, pelos imigrantes italianos que chegavam ao Brasil em busca de melhores empregos. O bairro para essa recepção foi o Brás, em São Paulo. Porém, no início, os brasileiros não haviam aderido tão bem ao novo alimento e foi só a partir de 1950 que o prato se tornou popular por todo o país.
Hoje, a pizza é muito amada pela maior parte das pessoas. Com diversas formas de ser feita e sabores diferenciados, já conquistou o coração e o paladar de todos. O prato está presente em diversos lugares ao redor do mundo e se adequa a cada cultura. Com versões nutritivas, com carne, vegetarianas e até doces, são uma opção fácil e prática para vários momentos do dia, ideal para pedir no delivery.
Em Jaraguá do Sul também há diversas pizzarias que contam com cardápios caprichados e opções para todos os paladares e gostos, inspirados em diferentes lugares que tem a pizza como prato típico. Conheça algumas em setemelhores.com.
Independente da escolha de sabor e da preferência pela massa, o prato é um dos preferidos de muitas pessoas. E você, qual o seu estilo e sabor de pizza favorito?