Você quer saber detalhes da produção da Schützenbier, a cerveja feita especialmente para a Schützenfest?
A Cerveja do Atirador foi criada em 2016, pelas Cervejarias Königs Bier, Karsten e Maestro. A receita exclusiva é baseada na escola alemã, complexa, marcante e leve. O estilo Schützenbier não tem comparação com outro estilo.
Os maltes e os lúpulos nobres da cerveja foram importados da Alemanha, seguindo a Lei da Pureza alemã e as tradições da festa. É uma cerveja artesanal puro malte, com adição tardia de lúpulos aromáticos especiais e aromas com notas de tostado.
O sabor é leve e refrescante, mas ao mesmo tempo apresenta um amargor bastante sutil no inicio, que valoriza ainda mais o paladar. A graduação alcoólica é de 4,8% e amargor 18 IBU. A cor dourada escura e brilhante lembra as coroas de ouro das majestades.
Segundo Rúbia Friedemann Torres, uma das fornecedoras da Cerveja do Atirador, a Schützenbier foi criada para homenagem os reis e rainhas do tiro das sociedades e da Schützenfest. “A receita da Schützenbier foi elaborada, para agradar desde os consumidores de cervejas pilsen comerciais até os cervejeiros acostumados a estilos mais artesanais”.
Neste ano, o chope produzido exclusivamente para a festa, também será comercializado pela Cervejaria Stannis. Para a edição da 32ª Schützenbier foram produzidos 2 mil litros. O sabor é resultado de muitas reuniões, degustações e produção de pequenos lotes teste. A Schützenbier traz a cultura e a tradição alemã.
O presidente da Comissão Central Organizadora, Alcides Pavanello, ressalta que a Cerveja do Atirador já é uma marca importante da Schützenfest.
Com informações da PMJS.