Depois de um longo e exaustivo dia de trabalho é comum que pessoas se juntem em um ambiente descontraído para relaxar e tomar bons drinks. Esse momento de diversão é chamado de happy hour, e fica ainda melhor quando acompanhado de pratos saborosos. Veja algumas opções:
Guacamole
O guacamole é uma iguaria típica da culinária do México, servida com uma grande variedade de pratos. É basicamente um purê de abacate bem temperado, que ganhou fama em todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.
O nome guacamole tem origens indígenas: Ahuacatl (abacate) e mole, um nome genérico para molho. Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl.
O prato foi servido a primeira vez no Brasil por volta do ano de 1684, pela cozinheira Eduarda Neves, e a partir dessa data começou a ser inserido também na cultura brasileira que é super miscigenada. Com o passar do tempo, segue fazendo sucesso e pode ser combinado com nachos, torradas, tacos, saladas, tapioca e hambúrguer.
Tábua de frios
A tábua de frios pode ter inúmeras versões, sendo elas com queijos, frutas, embutidos, geleias e até pães torrados, sempre ingredientes que harmonizam entre si e formam uma deliciosa combinação gastronômica. A opção pode ser servida em qualquer ocasião, desde a encontros com amigos e familiares até em momentos a dois, ou como aperitivo para degustar sozinho depois de um longo dia, sendo assim, é perfeito também para momentos de happy hour.
Bastam alguns queijinhos, embutidos e sementes. Porém, se o objetivo for preparar algo mais elaborado, as frutas podem entrar na lista de preparo, somando a geleias, torradinhas de pão e alguns biscoitos de sal.
Hackepeter
O prato típico alemão é uma marca registrada da região e combina muito com um happy hour com a família ou amigos. É feito à base de carne crua, temperos e condimentos. Ele pode ser servido com pão e uma boa cerveja artesanal. Originalmente, o hackepeter é preparado com carne de porco, mas no Brasil a receita é feita com carne bovina, geralmente moída.
O ideal é cortar todos os ingredientes e distribuí-los em um prato redondo, em volta da carne. Depois, todos os alimentos devem ser misturados de forma que a receita fique bem homogênea.
Brusqueta
A brusqueta originalmente vem da Itália e era composta apenas de pão e azeite, para aproveitar as sobras do dia anterior. Os responsáveis por essa delícia são os trabalhadores rurais, que cobriam o pão velho com azeite, com o objetivo de proporcionar um sabor melhor.
Com o passar do tempo, essa torradinha de azeite e pão passou a ser usada para a degustação de diferentes azeites, demonstrando os aspectos e as qualidades de cada um.
A receita funcionou bastante e está presente até hoje, se popularizando em vários países com influência italiana, e cada vez mais é possível encontrar versões mais sofisticadas e aprimoradas, inclusive no Brasil. Hoje a brusqueta clássica de tomate pode ser feita de várias formas, mas a receita que faz com que ela se torne deliciosa inclui manjericão e alho.
A palavra brusqueta vem do verbo italiano bruscare, que tem como significado torrar, e da palavra bruscato (tostado). Ela é conhecida dessa maneira na região do Lazio, onde surgiu, e em quase toda a Itália.
Acarajé
Acarajé é um prato típico da culinária nordestina do Brasil, feito à base de feijão fradinho e geralmente servido frito. O nome acarajé vem do termo africano “akara”, que significa bolinho de feijão.
É um prato muito popular no estado da Bahia, onde é servido como um lanche ou entrada. Também é comum encontrá-lo nas ruas de outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Ele é geralmente servido com vatapá (pasta de amendoim, camarão e farinha de mandioca), salada e molho de camarão. Também pode ser acompanhado por pimenta, farofa e/ou carne-de-sol.
A preparação do acarajé envolve o cozimento do feijão, que é amassado até formar uma pasta. Em seguida, a massa é moldada em bolinhas e fritada em óleo quente.
Independente da opção escolhida, não faltam opções em Jaraguá do Sul para apreciar. Um happy hour no fim do dia é o momento perfeito para experimentar uma opção nova de bebida ou apostar no tradicional. Você pode conferir em setemelhores.com alguns lugares onde é possível celebrar bons momentos com deliciosas bebidas alcoólicas ou sem álcool.