As razões para um imóvel perder valor de mercado são muitas. Entre elas, a mais comum é a depreciação do imóvel, seja por uso constante ou por tempo de construção. Para que o proprietário possa evitar que a desvalorização aconteça, é necessário ficar atento a alguns fatos que podem impedir um bom negócio na hora da venda ou locação:
Má conservação
Fachadas mal cuidadas, pintura e rebocos desgastados ou caindo, pisos, portas e janelas com defeito causam uma péssima impressão.Antes de colocar um imóvel a venda, é extremamente necessário retirar pregos e parafusos, tampar furos, refazer a pintura, restaurar portas e janelas, trocar vidros quebrados e cuidar da fachada em geral.
Isso porque a má conservação é um dos principais fatores que desvalorizam um imóvel, já que uma casa ou apartamento sem manutenção e com muitos reparos para fazer acaba afastando o locatário.
Com uma reforma básica ,é possível melhorar a aparência do seu e receber ofertas muito melhores. Para isso, uma dica é investir na pintura das paredes e na troca dos pisos, por exemplo. Esses são detalhes que fazem toda a diferença para conquistar um inquilino na hora da visita ao imóvel.
Decoração excessiva ou ultrapassada
Mesmo que o imóvel seja oferecido vazio, uma decoração antiga nas imagens de divulgação tende a causar má impressão. Já se o objetivo for alugar ou vender o seu imóvel mobiliado, é preciso ter ainda mais cuidado com os móveis e a decoração. Manter móveis muito antigos e uma decoração ultrapassada na sua casa ou apartamento podem demonstrar um certo desleixo ou falta de cuidado.
A ideia que se tem é que o proprietário é desleixado ou está mal financeiramente, o que acaba levantando suspeitas sobre a manutenção do imóvel.
Além disso, o excesso de objetos, cores e toques pessoais também tendem a afastar um possível inquilino. Neste caso, vale seguir uma decoração mais minimalista, com móveis discretos e cores neutras que ajudam a criar um ambiente acolhedor para facilitar a locação.
Falta de segurança
Ao investir em um imóvel, o locatário ou comprador costuma levar em consideração uma série de fatores externos, como a segurança. Caso o seu imóvel esteja localizado em bairros onde a segurança não é um ponto forte, procure investir em alarmes, cercas elétricas ou equipe de segurança.
Com a falta de segurança, o valor do imóvel acaba despencando, porque ninguém quer morar em um local violento.
Garagem descoberta ou sem garagem
Pensando nas vantagens de uma garagem para o veículo, um aspecto fica em primeiro lugar: manter a segurança. Uma casa que não tenha garagem é mais desvalorizada no mercado em caso de venda do imóvel. Isso porque dificilmente uma pessoa que esteja procurando uma casa para comprar e morar irá se interessar por um imóvel sem ao menos uma ou duas vagas de garagem.
Quanto mais garagens um imóvel tem, maior é o seu valor. Outro detalhe que influencia bastante é se a garagem é ou não coberta. As garagens cobertas ajudam a proteger o veículo de agentes da natureza, como o sol e a chuva, valorizando ainda mais o imóvel.
Poucos quartos ou cômodos muito pequenos
Hoje há uma boa procura por apartamentos menores, próximos aos grandes centros urbanos e empresariais. No entanto, se o imóvel estiver distante do núcleo principal da cidade, esse pode ser um fator de desvalorização.
Famílias geralmente pensam em filhos, local para escritório, visitas ou uma futura necessidade de abrigar um dos pais. Um imóvel com poucos quartos ou quartos muito pequenos pode ter o valor reduzido.
Jaraguá do Sul e região tem várias construtoras e arquitetos com anos de experiência no ramo, locais que contam com profissionais capacitados que podem auxiliar na hora de realizar o sonho da casa ou apartamento próprio. Você pode conhecer algumas em setemelhores.com.