O concerto CONTRASTES, da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, apresentará ao público uma paleta sonora eclética e vibrante.
Compositores como Bizet, Arturo Marquez, Dvorak, Piazolla, Holst, entre outros, demonstrarão à plateia a riqueza da música orquestral nos seus mínimos e ricos detalhes, essencialmente, com ênfase nos contrastes rítmicos, melódicos e harmônicos.
Inúmeros são os elementos que compõem o tecido melódico, rítmico e harmônico de uma determinada obra musical. A busca pelo sentido das ideias centrais e das distintas intenções dos compositores sempre é uma tarefa envolta de mistérios e desafios, mas, ao mesmo tempo, resulta em motivação e sentido ao labor diário de um grupo musical.
Inspiração, transpiração, reflexão, pesquisa, diálogo, estudos coletivos e individuais são algumas das atitudes e ações necessárias e fundamentais na busca pela essência da mensagem intrínseca a cada música do programa. No palco, a apresentação das obras é o ápice da transformação e conexão dos sons de cada instrumento ao sentido dos códigos musicais, bem como, traz à tona e ‘ao vivo’ as diferentes significações implícitas em cada composição.
“A Filarmônica pretende demonstrar à plateia a imponência, a diversidade e as especificidades da música orquestral. Seus códigos e sinais extremamente sofisticados serão apresentados nos mínimos e ricos detalhes. Exteriorizar ao público a riqueza dos ‘contrastes’ particulares de cada música que compõem este programa é motivo de muito orgulho para nossa orquestra e, ao mesmo tempo, renova a nossa motivação na busca por novos desafios dentro do mundo da música de concerto. Um bom espetáculo a todos. Viva a nossa Filarmônica”, declara o músico Jorge A. Scheffer.
Em Jaraguá do Sul, o evento acontece no domingo, 19 de março às 19h, no Grande Teatro da SCAR. Além disso, o evento também acontece em outras cidades do estado, sendo elas Joinville, Pomerode, Itajaí, Curitiba e Florianópolis, retornando para Jaraguá do Sul em 16 de junho. Todos os ingressos são gratuitos.