Jaraguá do Sul é fortemente conhecida pelas suas indústrias, fábricas e comércios icônicos que marcam sua história.
É comum quem é de fora chamar Jaraguá do Sul de “A cidade da WEG”. A multinacional é mesmo um orgulho por aqui, mas ela não é a única grande indústria jaraguaense, na verdade, a lista é bem extensa: Marisol, Malwee, Famac e Marcatto são apenas alguns exemplos de indústrias fundadas em Jaraguá.
Na década de 20, foi chegando uma galera que se instalou na cidade e montou negócios de peso! Vamos lembrar a história de alguns?
Bebidas Max Wilhelm
Moritz Max Wilhelm, que criou a famosa laranjinha, e uma das fábricas mais nostálgicas de Jaraguá.
FAMAC Motobombas
Residente local, em 1924 José Marcelino Muller iniciava a primeira fundição de ferro, progredindo e produzindo instrumentos agrícolas e industriais, conhecida como Máquinas FAMAC. Hoje a empresa atua no ramo de Motobombas e fica localizada na cidade de Schroeder.
WEG
Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus compartilharam um sonho que, com muita paixão e trabalho, se tornou realidade. A WEG é reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.
Marcatto Chapéus
Em 1923 quando o casal Cristina e João Marcatto chegaram da Itália na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, deram início à construção de seu império fabricando chapéus de palha. A fábrica começou a produzir os seus chapéus contando apenas com uma prensa e uma máquina de costura, e assim nasceu a Marcatto Chapéus.
Malwee Malhas
Desde sua fundação, em 1968, o Grupo Malwee está sediado no mesmo lugar. Além da tradicional marca Malwee, a confecção é dona de diversas marcas que são produzidas pela empresa.
Marisol Vestuário S.A
A história da Marisol começa em 1964, quando Pedro Donini dá início às atividades da empresa, com uma fábrica de chapéus de praia, com um nome que representava a junção das palavras: Mar e Sol.
Se você tem fotos antigas e assim como a gente gosta de resgatar essas memórias, envie a sua foto para nós!