Para quem tem cachorros ou gatos de estimação, amor e carinho são cuidados essenciais sempre, mas também é preciso saber como cuidar da saúde do pet em cada fase da vida, pois cada uma têm necessidades diferentes. Veja dicas para ter um pet saudável em todas as fases da vida:
Como cuidar da saúde de pets filhotes
Essa é uma fase muito importante da vida do pet! Os animais filhotes arrasam corações com suas altas doses de brincadeiras e fofuras. Mas para o animal ficar saudável e esperto, é preciso focar muito na saúde, já que nesse período, ela não é forte o suficiente e está em pleno desenvolvimento.
Vacina em cães e gatos filhotes: o ideal é consultar um veterinário para saber qual o esquema ideal de vacinação. Geralmente em cães filhotes a primeira vacina pode ser aplicada a partir das seis semanas de vida, sendo que o reforço acontece após três ou quatro semanas até que o cachorro complete 16 semanas. A vacina antirrábica, também conhecida como vacina da raiva, deve ser aplicada no filhote de cachorro por volta dos quatro meses e reaplicada anualmente, assim como a múltipla.
Já no caso dos gatos, a partir das nove semanas de vida, o filhote pode ser vacinado. Após três ou quatro semanas da primeira aplicação, deve-se dar a segunda dose. Já a antirrábica deve ser aplicada a partir dos quatro meses e depois, tanto ela quanto a múltipla, anualmente.
Vermifugação: outro ponto importante para o gato ou cachorro filhote é a vermifugação. Para os gatos, ela deve ser feita a partir dos 30 dias de vida e repetida 21 dias depois. Já para os cães, a vermifugação pode ser iniciada aos 15 dias de vida e após 15 dias deve ser reforçada. Até que o cão complete seis meses, é necessário que se dê vermífugo mensalmente, sempre com acompanhamento veterinário.
Alimentação: a alimentação também é fundamental para a saúde do pet. Nessa fase da vida os pets estão começando a desenvolver sua imunidade, que é a defesa do seu organismo. Além das vacinas citadas, uma alimentação completa adequada a sua fase de vida e porte, além de nutrientes balanceados e naturais, é essencial para que ele cresça adequadamente sem ficar doente.
Brincadeiras: brincar também faz parte do cuidado com a saúde do seu filhote. Isso porque ela ajuda a desenvolver o pet, auxiliando na saúde física e mental, além de estimular o seu instinto. Isso o torna um pet mais feliz! Para aqueles que estão com esquema vacinal completo, os passeios são muito bem-vindos e ajudam na socialização.
Como cuidar da saúde de pets adultos
Quando adultos, os pets estão bem desenvolvidos e com a saúde em sua melhor fase. Mas a prevenção é sempre a palavra-chave, seja qual for a idade. O primeiro ponto é fazer check-ups anuais no veterinário para saber se está tudo certo com a saúde do pet.
Vacinas: para os cães e gatos adultos, o esquema vacinal aplicado quando eram filhotes deve ser repetido anualmente.
Vermífugo: para os cães e gatos adultos, o remédio de verme deve ser dado a cada quatro ou seis meses, dependendo do estilo de vida do pet. Para determinar o melhor esquema, sempre consulte o seu médico-veterinário.
Alimentação: nessa fase de vida a saúde costuma ser mais forte, mas não é por isso que deve-se “desandar” com a alimentação. Pelo contrário, assim como acontece com os seres humanos, a qualidade do que você come hoje impacta diretamente na sua saúde futuramente. Portanto, invista numa ração de qualidade para que o seu pet esteja sempre saudável.
Brincadeiras: para os cães e gatos adultos a dica é a mesma: muita brincadeira e passeios Realizar essas atividades com seu pet, assim como uma boa alimentação sob medida, podem ajudar no equilíbrio do peso, um ponto muito importante para animais adultos. É essencial exercitar o seu cão ou gato para que ele não fique acima do peso ideal e acabe desenvolvendo doenças como obesidade e diabetes.
Como cuidar da saúde de pets idosos
Agora seu pet é idoso, a saúde é mais importante do que quando adulto, pois está mais fragilizada. Nessa fase, os check-ups devem ser realizados a cada seis meses para que qualquer alteração seja diagnosticada o quanto antes e o tratamento seja mais efetivo.
Vacinas: assim como quando adulto, cães e gatos idosos devem receber as vacinas múltiplas e de raiva anualmente.
Vermífugo: a vermifugação para cães e gatos idosos também deve ser realizada a cada quatro ou seis meses de vida, a depender do que o veterinário achar ideal.
Alimentação: é um ponto importante, pois ajuda na longevidade e a manter a saúde forte. Rações especialmente para os pets idosos são necessárias, pois elas garantem que os nutrientes que essa fase demanda sejam entregues ao organismo do pet. Nessa fase da vida é possível que o pet perca peso e massa muscular, o que faz a nutrição ser um ponto ainda mais essencial.
Brincadeiras: nessa fase é muito importante que os animais de estimação continuem ativos, tanto fisicamente quanto mentalmente. Brinquedos interativos são ótimos para manter a mente do cão ou gato em constante exercício. Já as atividades físicas devem ser feitas moderadamente e com mais cuidado, pois as articulações do pet não são mais as mesmas e têm suas fragilidades.
Jaraguá do Sul conta com vários pet shops com profissionais que são especialistas em cuidado animal e podem identificar com mais facilidade anormalidades com a saúde da pele e pelagem dos animais, como pulgas, carrapatos, lesões e feridas. Também fornecem um tratamento de qualidade e ainda deixam o seu amigo de quatro patas limpinho e cheiroso. Saiba mais em setemelhores.com.