O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) apresenta nesta sexta-feira (27), às 20h30 “Hansel & Gretel”, o clássico João e Maria, de Engelbert Humperdinck, baseado no conto dos irmãos Grimm. A apresentação reúne cerca de 70 artistas, cantores, coral, coral infantil com 15 crianças, equipe técnica e orquestra, regida por André dos Santos. Os ingressos são gratuitos e começaram a ser distribuídos quarta-feira (25), na bilheteria do Teatro Scar, em Jaraguá do Sul.
Com direção de cena do norte-americano Harry Silverstein, o espetáculo será realizado no Grande Teatro da Scar e encerra um ciclo de três óperas apresentadas neste ano. As óperas, assim como toda a série Grandes Concertos do Femusc, têm transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do festival.
O conto alemão do século 19 universalmente conhecido mostra o medo e a coragem de um casal de irmãos, que se perde na floresta e acaba precisando lidar com a maldade de uma bruxa, que vivia em uma casa-armadilha, toda feita de doces.
Regida pela primeira vez no século 19 por Richard Strauss, “Hansel & Gretel” foi sucesso imediato na Alemanha e é considerada uma das óperas mais populares do mundo desde a estreia, em 1893.
De acordo com o maestro Alex Klein, idealizador do Femusc, a produção desta ópera para apresentação no festival foi a que contou com maior número de ensaios. “Estamos trabalhando nela desde o dia 8 de janeiro”, afirmou. “Trata-se de uma ópera de quase três horas, que será apresentada inteira, sem cortes, com orquestra, pianistas, atores e toda a técnica e iluminação necessárias”, disse o maestro, que chama a atenção ainda para as composições. “A música é encantadora, ‘Hansel & Gretel é uma das óperas mais bonitas de se escutar”, concluiu.
O coro infantil participa do final da ópera. “Elas fazem o papel das crianças que foram enfeitiçadas pela bruxa e transformadas em biscoitos”, diz Vera Possari, coordenadora pedagógica do Femusckinho, núcleo do evento que se dedica à iniciação musical para crianças de 6 a 12 anos. “No final, o encanto é quebrado e elas cantam uma música agradecendo que o feitiço terminou”, explica.
O artista visual e figurinista Marcio Paloschi assina o figurino e traz o toque ‘regional’ para a apresentação. “Não vou dar ‘spoiler’, mas as pessoas vão se surpreender com um personagem inspirado no Pelznickel, o Papai Noel do Mato, uma cultura que herdamos do povo alemão e o catarinense conhece muito bem”.
Óperas no Femusc
Este foi o primeiro ano que o Femusc ousou e montou não uma, mas três óperas. “A Paixão segundo São Mateus” de Bach e “As verdades de Orfeu”, uma adaptação de ‘L´Orfeo’ do italiano Claudio Monteverdi e ‘Orfeu e Eurídice’ do alemão Christoph Gluck, foram as primeiras produções apresentadas em 13 e 20 de janeiro respectivamente. Ambas as produções tiveram casa lotada.
De acordo com a distribuição de bilhetes, foram mais de mil pessoas presentes no Grande Teatro nas duas primeiras sextas-feiras. Quem não conseguiu ingresso, pode assistir às óperas pelo canal do YouTube do festival. Mais de mil pessoas foram impactadas virtualmente.
Sobre Harry Silverstein
O norte-americano Harry Silverstein desenvolveu uma reputação como um dos intérpretes de Mozart de maior sucesso na ópera. Suas produções incluem o bicentenário de Mozart DON GIOVANNI para a Grand Opera de Houston com Thomas Allen, Rene Flemming e a primeira Anna de Karita Mattila. Outras produções de Mozart incluem IDOMENEO para Ópera Northern Ireland, FIGARO com Daniel Barenboim e para Washington National Opera, COSI para Utah Opera, DON GIOVANNI para Wolf Trap Opera, entre outras tantas. Silverstein também é conhecido pela produção de ópera contemporânea, particularmente o trabalho de Philip Glass.
Sobre André dos Santos
André dos Santos, que rege “Hansel & Gretel” no Femusc, é pianista formado pela Universidade Federal da Bahia com especialização em ópera na Ópera Nacional de Paris, França. Em 2001, foi o primeiro brasileiro e único pianista do mundo selecionado para participar do curso de preparação vocal e de repertório do Centro de Formação Lírica da Ópera Nacional de Paris.
Ganhou o prêmio Bösendorfer no concurso Hans-Gabor Belvedere, na Áustria. Após 11 anos na França como preparador e maestro assistente de óperas, passou três anos produzindo espetáculos no México, e voltou ao Brasil em 2014, quando assumiu a academia de ópera do Theatro São Pedro, em São Paulo.
Sobre o Femusc
O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece entre 8 e 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br.
Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul