Dentes brancos fazem toda a diferença em um sorriso. Hoje em dia, o clareamento dental é acessível para a maior parte das pessoas e é o procedimento ideal para quem quer renovar o sorriso, ter novamente dentes brancos e bonitos e consequentemente melhorar a autoestima.
A técnica permite remover manchas e aspecto amarelado dos dentes causados pela alimentação ao longo dos anos. Além dos cuidados diários indicados para a limpeza dental correta, o clareamento dental é uma alternativa para quem quer voltar a ter dentes brancos de maneira rápida e eficaz.
Para encontrar a opção ideal para cada arcada dentária e ter um resultado satisfatório, é essencial analisar alguns pontos, como idade, hábitos alimentares, nível de urgência com os resultados, se possui problemas ou doenças bucais, se faz uso de prótese dentária e também se possui algum tipo de doença que pode ter causado o escurecimento dos dentes.
O procedimento de clareamento pode ser realizado em casa pelo paciente, com monitoramento do dentista ou no consultório pelo próprio profissional. Veja agora as principais técnicas da atualidade:
Clareamento dental a laser
Uma das técnicas mais desejadas por quem quer dentes brancos rapidamente é o clareamento dental feito através de laser, e também é um dos procedimentos que mais exige investimento financeiro. Neste procedimento são utilizados géis clareadores muito concentrados, que são aplicados sobre os dentes após isolar lábios e gengiva, para assim evitar danos, já que a concentração é alta, muito maior do que em procedimentos feitos em casa, por exemplo.
Costuma durar de uma a quatro sessões, com aproximadamente 1h30 de duração cada uma, mas esse tempo pode variar conforme o profissional. As sessões precisam ter um intervalo de pelo menos 48 horas. Como o gel clareador tem alta concentração, é um método mais indicado para urgências estéticas. Para os pacientes que têm mais tempo para realizar o procedimento, outras técnicas podem ser mais interessantes e apropriadas.
A técnica a laser também é indicada para pessoas que não podem realizar o clareamento dental em casa devido a problemas na gengiva, como retração ou outros.
Clareamento dental a led
A técnica a led costuma ser confundida com a anterior pois são utilizados os mesmos agentes clareadores, mas a mudança acontece no tipo de luz utilizada durante o processo, que nesse caso é a luz de led. Geralmente também são feitas de uma a quatro sessões com duração de aproximadamente 1h30 para cada uma das consultas, também com intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões.
Também é uma técnica mais indicada para pessoas que possuem urgências estéticas ou não podem aplicar a técnica de clareamento em casa devido a problemas na gengiva.
Clareamento dental convencional
Para quem procura uma técnica segura e simples, mas com os mesmo resultados das anteriores, o clareamento dental convencional pode ser o ideal. O resultado é obtido utilizando o mesmo gel clareador dos outros procedimentos, mas é um pouco mais demorado, já que não são utilizadas luzes de led ou laser para otimizar os resultados.
É indicado para quem possui retrações muito extensas na gengiva, já que isso dificulta o tratamento caseiro e também é uma forma segura de realizar o procedimento, já que não utiliza nenhum tipo de luz para acelerar o processo de clareamento.
Esse tratamento dura aproximadamente quatro sessões, com cerca de uma hora, mas pode se estender por mais tempo dependendo do caso, e o intervalo entre as sessões é de pelo menos 48 horas.
Clareamento dental caseiro
É eficiente, prático e seguro para a saúde dos dentes e também o mais acessível financeiramente comparado às outras opções. Porém, o tempo estimado para aparecimento dos resultados é maior, já que o clareamento acontece de forma gradual.
O gel clareador é aplicado pelo próprio paciente, em casa, utilizando uma moldeira flexível e transparente feita pelo dentista sob medida para a boca de cada pessoa.
Apesar de o tratamento não ser feito em consultório, é necessário fazer um acompanhamento junto ao dentista, para que ele acompanhe todo processo e analise as condições de saúde do esmalte e da gengiva. O profissional identifica se é necessário aumentar ou reduzir a concentração do gel clareador.
O processo é mais longo, tem duração de 7 a 21 dias, com aplicações diárias. O tempo de duração de cada aplicação pode variar de 30 minutos a quatro horas, dependendo do tipo de clareador e da concentração do gel;
Os resultados oferecem alto resultado e tem baixo risco de agressão à saúde do dente. Há também um clareamento efetivo da parte do dente mais próxima à gengiva, o que é mais difícil conseguir quando se utiliza laser ou led.
O clareamento dental caseiro não pode ser realizado por quem tem problemas na gengiva, como retrações extensas. Outra desvantagem está no fato de existir a possibilidade de um aumento na sensibilidade dos dentes de até 70% em algumas pessoas.
Como escolher o tipo de clareamento dental mais adequado para as suas necessidades?
É necessário procurar um dentista para realizar uma avaliação da saúde bucal. Nessa avaliação, ele verifica a superfície dentária e da gengiva para entender como está a saúde dos dentes, qual o nível de retração gengival, entre outros detalhes. Ou seja, a consulta com um profissional é indispensável e essencial para alcançar um resultado satisfatório, com benefícios para a saúde bucal e autoestima.
Jaraguá do Sul conta com clínicas odontológicas de primeira linha, com equipamentos modernos e conhecimentos e técnicas que evoluem com frequência. Você pode conhecer alguns dos melhores lugares para cuidar dos dentes em setemelhores.com.