No dia 20 de março começa o outono, a estação do ano que inicia após o verão e antecede o inverno. A época representa o renascimento e a chegada do novo, e além disso é uma época ótima para conhecer novos lugares, fazer coisas diferentes e se deliciar com pratos saborosos, perfeitos para a estação. Veja algumas opções gastronômicas deliciosas que podem melhorar o seu outono:
Paella
Essa é uma opção típica do outono. No período em que as folhas caem e o frio começa a chegar aos poucos, este prato vai super bem. Essa receita é originária do município de Valência, na Espanha, por isso o prato também é conhecido como paella valenciana.
A paella surgiu como alimento de camponeses nos séculos XV e XVI. Na época, era preparada em uma panela redonda, ampla, rasa e com alças – chamada paella, por isso o nome da receita. Era feita com arroz, óleo de oliva e sal apenas.
Ao longo dos anos, o prato simples ganhou outros ingredientes, como alguns tipos de mariscos. Com isso, um grupo de cozinheiros valencianos decidiu oficializar uma única receita. Pelo mundo, há variações como a paella marinera, com peixes e frutos do mar, a paella mista, com adição de carne, e a paella negra, que vai tinta de lula.
Caldo verde
Ideal para os dias em que o friozinho começa a aparecer, essa sopa tem origem portuguesa e é muito nutritiva e saborosa, feita com couve, batata, cebolinha e louro. Contam os historiadores que para saciar a fome da população, os lavradores pegavam os vegetais mais populares da época para fazer caldos.
A saciedade é uma das explicações dadas para o fato de algumas pessoas manterem o caldo verde na dieta quando querem perder peso.
Além disso, os ingredientes usados no preparo dessa receita fazem muito bem à saúde. Um deles é a vitamina C, encontrada especialmente na couve e na batata, muito importante para a estação do ano em que os resfriados e as gripes atacam.
Com todo o seu sabor e riqueza de nutrientes, a sopa se espalhou pelo mundo, fazendo muito sucesso no Brasil, para onde foi trazido pelas comunidades portuguesas que se instalaram no Brasil.
Moranga recheada
Rica em vitaminas e minerais, baixo índice de calorias e de colesterol, a moranga é um ótimo alimento para ser incorporada ao seu cardápio diário em qualquer época do ano. A receita de moranga recheada pode ser preparada com diversos recheios diferentes, como camarão, shimeji, mignon, queijo cremoso, bacon, frango e vários outros.
Moranga recheada com camarão: uma das versões mais tradicionais. O preparo consiste na moranga recheada com um molho e uma quantidade de camarão, unido a outros ingredientes que ajudam a complementar a refeição.
Moranga recheada com carne-seca: uma combinação amada por muitos! O preparo é simples, feito apenas com temperos, creme de leite e queijo minas salpicado.
Moranga recheada com frango: às vezes fica enjoativo comer frango da forma tradicional, seja frito, grelhado, cozido ou assado. Para transformá-lo em um prato elaborado, basta incrementar esse ingrediente na moranga.
Moranga com recheio de queijo cremoso e bacon: a mistura de queijos com bacon não poderia ter outra definição senão fascinante. Na moranga, fica ainda mais saboroso.
Fettuccine Alfredo
O Fettuccine Alfredo é um prato tradicional da culinária italiana. O molho cremoso à base de manteiga e queijo parmesão deixa a massa ainda mais saborosa. A receita leva o nome do seu criador, um italiano chamado Alfredo. O prato deve ser servido logo após o preparo e combina muito bem com qualquer grelhado.
Oficialmente, o Fettuccine surgiu em 1908, por obra do cozinheiro Alfredo Di Lelio ou “Alfredo I”, cuja mulher, Inês, após dar à luz ao primeiro filho do casal, começou a sofrer de anorexia. Temendo pela saúde dela, Alfredo criou uma irresistível porção de fettuccine artesanal, de sêmola de grano duro, em molho cremoso à base de manteiga e parmesão.
Quando ele colocou a receita no cardápio do restaurante, ela passou a ser sinônimo de sucesso e a casa se encheu de clientes. Todas as personalidades do mundo que visitaram a capital italiana até a década de 80 foram saborear o prato no restaurante Il Vero Alfredo.
Risoto
O risoto é um prato altamente apreciado na gastronomia atual e perfeito para o clima de outono. Ele pode ser servido como entrada ou prato principal, acompanhando um bom vinho, de preferência.
De origem italiana, a palavra risotto significa “pequeno arroz” ou “arrozinho”. Segundo alguns historiadores, o prato surgiu na região da Lombardia, norte da Itália, no século XI, quando o sul do país era dominado pelos Sarracenos (uma das formas usadas pelos cristãos da Idade Média para designar genericamente os árabes ou os muçulmanos), povo que introduziu o grão utilizado na preparação. A partir da Sicília, o produto tomou o rumo norte da Itália e depois conquistou o mundo inteiro.
Reunir pessoas especiais para degustar um prato saboroso e bem preparado é uma ótima forma de criar memórias inesquecíveis. Jaraguá do Sul tem vários restaurantes para almoçar ou jantar, com as mais diversas especialidades e verdadeiros banquetes para todos os gostos. Tem lugares especializados em frutos do mar, carnes, culinária oriental, italiana, caseira e várias outras opções. Conheça alguns em setemelhores.com.