Não só o corpo sofre com calor em excesso, mas também objetos que ficam muito tempo expostos aos raios solares. A pintura e diversos outros itens do carro podem ser bastante prejudicados quando o clima está quente e o sol forte. Pensando nisso, confira 5 dicas para cuidar do seu carro no verão e evitar os danos causados pelo calor:
Evite estacionar ao sol
A luz solar é composta por raios infravermelhos (IR), que têm maior incidência até às 10 da manhã e após as 15 horas. O sol proporciona muito calor e acelera a decomposição de partes plásticas e borrachas, além de afetar a pintura do carro em combinação com outros agentes.
Já entre às 10h e 15h, os raios ultravioleta (UV) estão em alta e geram energia com capacidade de separar moléculas e acelerar o envelhecimento de componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e tintas.
Às vezes é bem difícil encontrar uma vaga para estacionar e os espaços na sombra são ainda mais raros, principalmente nas grandes cidades. Mas pela economia, vale a pena gastar alguns minutos a mais procurando, ou simplesmente deixar o carro em um estacionamento coberto.
Use o ar-condicionado com cuidado
Com o aumento da temperatura nesta época do ano, o ar-condicionado automotivo se torna um item indispensável, e é cada vez mais necessário para diminuir o calor dentro do carro. Para garantir um funcionamento mais eficiente são necessários alguns cuidados especiais, como a limpeza do sistema e a troca do filtro de cabine.
Além disso, ao abrir o carro, o ideal é deixar as janelas abertas para que o ar circule lá dentro, dirigir por dois quarteirões assim para renovar o ar, e só depois ligar o ar condicionado. Além disso, desligue o ar dois minutos antes de chegar ao seu destino. Assim, você economiza um pouco de combustível e evita o choque térmico ao sair do carro.
Lave o carro na sombra
Um erro muito comum é lavar o carro ao sol, em dias quentes. Ao lavar o carro na sombra você evita que a espuma ou a água sequem antes da hora, o que pode causar manchas permanentes na pintura. Além disso, quando está sob o sol, o calor acelera a evaporação da água e dificulta a limpeza.
Acerte a calibragem
Ao rodar com os pneus murchos, o motor precisa fazer mais força para movimentar o veículo e, consequentemente, gasta mais combustível.
Além disso, a baixa ou a alta calibragem causa uma distância de frenagem superior em relação ao veículo da frente. Outro risco é o da aquaplanagem, pois a má calibragem atrapalha a estabilidade e a aderência ao solo.
No verão, é necessário redobrar o cuidado com a calibragem, pois o ar tende a se expandir quando é aquecido. Isso significa que a temperatura pode estar mascarando a calibragem exata dos pneus do seu carro. Prefira calibrar os pneus logo pela manhã, sem ter rodado muito, para garantir a pressão ideal.
Arrefecimento é fundamental
Todo veículo possui um sistema de arrefecimento para retirar calor do motor, mantendo-o à temperatura ideal para funcionar. O procedimento é feito usando um fluido composto por água destilada misturada a um aditivo para radiador.
Mantenha o sistema de arrefecimento do seu carro sempre em dia, principalmente no calor. Fique de olho no nível do fluído de resfriamento do seu carro. Em caso de motor fervendo, pare imediatamente e acione o seu seguro, pois continuar rodando pode significar um imenso prejuízo mais à frente.
Jaraguá do Sul conta com vários locais especializados em manutenção veicular que oferecem confiança, credibilidade e segurança para cada manutenção, além de um atendimento diferenciado. Antes de fazer uma viagem, dê prioridade para a sua segurança e procure um auto center de confiança. Você pode conferir alguns deles em setemelhores.com.