O governo brasileiro está preparando sua própria versão do ChatGPT, desenvolvida pela estatal de tecnologia Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Uma iniciativa para criar um sistema de inteligência artificial generativa 100% nacional. O projeto, já tem nome: ConversAI Studio, e será voltado exclusivamente para o uso em órgãos públicos.

A ferramenta ainda não tem data de lançamento, mas já está em fase de testes em instituições como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional). A Receita Federal deve ser a próxima a avaliar o sistema.
O objetivo é assegurar que os órgãos públicos utilizem a inteligência artificial com total segurança, evitando qualquer risco de vazamento de informações confidenciais. O sistema possibilitará o tratamento de dados sigilosos — como os financeiros e fiscais — com controle absoluto sobre o local e a forma como essas informações são processadas.
O ConversAI Studio opera de maneira parecida com o ChatGPT, porém em um ambiente totalmente fechado. Cada órgão público poderá incluir seus próprios documentos, normas e dados internos na plataforma do Serpro. Assim, os servidores terão a possibilidade de interagir com a inteligência artificial para esclarecer dúvidas, consultar informações e analisar documentos — tudo isso em um espaço seguro e isolado da internet pública.
O ConversAI Studio promete ser o “ChatGPT dos órgãos públicos”!



