A cada entrada de uma nova estação, se renovam as comidas e bebidas típicas que são servidas no dia a dia. Com a chegada do outono as temperaturas começam a diminuir e as folhas caídas no chão anunciam que os dias estão mais propícios ao consumo de bebidas. Veja opções para curtir os dias fresquinhos:
Chocolate quente
Essa bebida está no cardápio de qualquer estabelecimento e é perfeita para os dias mais friozinhos do outono. Os maias e astecas foram os primeiros a consumir chocolate quente. Eles preparavam uma infusão com as sementes do cacau, que resultava na “bebida dos deuses”.
Na época, a receita era bem diferente. Ela tinha bastante pimenta e ficava com um gosto amargo. Já no século XVI, o espanhol Hernán Cortés levou a bebida para a Europa. Logo o chocolate quente conquistou paladares em países como Espanha, França e Holanda.
Por lá, os chefs começaram a testar novos preparos com diversos ingredientes. Aí surgiram as variações com leite, açúcar e especiarias, algumas das quais fazem sucesso até hoje.
Vinho
Essa bebida alcoólica é produzida exclusivamente de uva. Segundo a legislação brasileira, o vinho tem que apresentar no mínimo 7% de teor alcoólico. A quantidade varia com o tipo (tranquilo, espumante, licoroso entre outros). Cada país ou região tem a sua própria legislação para cada tipo de vinho.
A produção acontece a partir do mosto obtido das uvas por um processo de prensagem ou esmagamento, posteriormente fermentado para obtenção de álcool. Após esse processo, o líquido entra na última etapa, onde pode ser estagiado em barricas ou engarrafados para venda.
A história do vinho é muito antiga, ele pode ter sido criado ao acaso, a partir da fermentação de uvas armazenadas para consumo, não havendo um registro oficial que indique seu inventor ou mesmo o local exato onde a bebida foi criada.
Clericot
Esse drink refrescante típico da América do Sul é ótimo para curtir as tardes de outono, quando a temperatura é mais amena mas ainda tem um calorzinho gostoso. É muito parecido com o ponche e a sangria, mas as frutas ganham mais destaque nessa composição.
Costuma ser feita com frutas tropicais e frutos do bosque, como laranja, morango e kiwi, além do vinho.
Não há uma receita única, mas imensas variações para o seu preparo, incluindo a adição de outras bebidas alcoólicas, adição ou não de açúcar, hortelã e outras especiarias.
O vinho normalmente utilizado é o branco ou rosé seco, mas há também variações com vinhos tintos, vinhos doces e espumantes.
Caipirinha de vinho
Unir o frescor de uma caipirinha com o sabor delicioso do vinho é uma boa pedida para qualquer estação, mas fica ainda melhor no inverno.
A caipirinha é um drink tipicamente brasileiro e a sua versão com vinho é irresistível. O preparo conta com uma combinação de frutas variadas, açúcar e a bebida. Algumas opções também levam outras bebidas, como vodka e cachaça.
A criatividade pode ser utilizada na hora de montar e decorar o seu coquetel. É uma opção que funciona bem para o happy hour com os amigos ou a família.
Moscow mule
Servido tradicionalmente em uma caneca de cobre, o Moscow Mule é um coquetel clássico dos anos 1950 e ajudou a popularizar o consumo de vodca nos Estados Unidos e no Canadá. A história conta que a invenção desse drink surgiu com o intuito de popularizar o consumo de dois ingredientes: a vodca e a ginger beer, uma cerveja de gengibre, ou ginger ale, refrigerante de gengibre.
A bebida leva esse nome, mula de Moscou em português, porque mistura cerveja de sabor forte com vodca.
No Brasil, o drink tem diferentes variações e pode levar ingredientes mais fáceis de serem encontrados, como outros tipos de refrigerantes. O ponto mais alto é o frescor que o drink transmite, sendo perfeito para os dias mais quente
Independente do país que mais representa a sua preferência para drinks, não faltam opções em Jaraguá do Sul para apreciar. Um happy hour no fim do dia é o momento perfeito para experimentar uma opção nova de bebida ou apostar no tradicional. Você pode conferir em setemelhores.com alguns lugares onde é possível celebrar bons momentos com deliciosas bebidas alcoólicas ou sem álcool.